/
Manifestantes disseram que ocupação só aconteceu porque reitor não compareceu a audiência.
Os alunos e professores que ocuparam a reitoria da Universidade Estadual do Piauí na última segunda-feira (27) afirmaram que vão deixar o local assim que o reitor da entidade, Carlos Alberto Pereira, recebê-los, o que está previsto para acontecer ao meio-dia desta terça (28). Segundo os manifestantes, a reitoria só foi tomada porque Pereira não compareceu à audiência que havia sido marcada para ontem. Cerca de 50 pessoas passaram a noite no gabinete.
Evelin Santos/CidadeVerde.com
“Nós marcamos uma audiência com o reitor, mas ele sequer apareceu. Está tudo protocolado. Nós não íamos invadir nada, mas acabou acontecendo”, conta o professor Douglas Morais, diretor da Associação dos Docentes da Uespi. Segundo ele, a reunião iria tratar de assuntos como o direito dos professores substitutos de grevar, a criação de um plano que mostre o andamento das obras na Uespi, a sobrecarga de serviço dos professores e a solicitação de que o reitor intermedeie as negociações de reajuste de salários dos docentes junto ao governador.
Douglas Moraes
O reitor Carlos Alberto Pereira aceitou receber os manifestantes nesta terça-feira com a condição de que eles desocupassem o gabinete da reitoria e formassem uma comissão de representantes. “Queremos que cada um dos campi que estão aqui esteja na audiência. Vamos exigir um posicionamento em posições específicas”, pontua Douglas Morais.
Carlos Lustosa Filho
redacao@cidadeverde.com