Desde o início da sua primeira gestão que o prefeito Valdenilson Dias Borges voltou sua atenção para a merenda escolar da rede municipal de ensino. Santana do Piauí foi um dos primeiros municípios a dispor dos serviços de uma profissional da área, a nutricionista Helionildes Bezerra, que tem priorizado por uma merenda escolar baseada em produtos naturais comprados dos agricultores do município.
“A nossa preocupação é no que diz respeito a qualidade e a quantidade, uma qualidade que respeite a saúde da faixa etária escolar, nós temos a preocupação de fazer um cardápio diferenciado, incluindo alimentos naturais e regionais, estamos persistindo em colocar alimentos naturais, como frutas e legumes e sucos”, explicou Helionildes.
A nutricionista explica que também existe a preocupação em não oferecer refeições que tragam prejuízos a saúde da criança. “Evitamos alimentos que possam ter excesso de sal, de açúcar, de frituras, então oferecemos alimentos simples, mas com qualidade que é um ponto nosso”, declarou.
Desde o início da atual gestão do prefeito Valdenilson que nunca houve falta de merenda escolar para os alunos da rede municipal de ensino, havendo a correta distribuição para que as escolas recebam a quantidade de alimentos ideal para atender a todos.
A secretária de Educação, Elizete Maria Leal, explica que a merenda escolar geralmente chega ao município na segunda semana de cada mês, sendo guardada em um almoxarifado como determina as regras de higiene e conservação, havendo a consequente distribuição, nunca ocorrendo a perda de nenhum produto.
Quanto à aquisição dos alimentos naturais, frutas, verduras e legumes, Elizete explica que é realizada uma “chamada pública”, através do qual os agricultores oferecem seus produtos e a Prefeitura Municipal faz a aquisição.
Um novo cardápio é elaborado todos os meses, em agosto as crianças consumiram: suco e biscoitos, arroz com frango e fruta, suco e farofa de cuscuz com frango desfiado, achocolatado e cachorro-quente.
Fonte: Ascom