Por Jailson Dias
Na manhã desta sexta-feira, 07 de setembro, data da independência do Brasil, o município de Santana do Piauí foi palco da VII Marcha dos Vaqueiros, evento que congrega vaqueiros de toda a região num misto de civismo e valorização da cultura sertaneja. A exemplo dos anos anteriores os vaqueiros se reuniram na sede do Centro Municipal de Ação Social onde tomaram um café da manhã, dirigindo-se em seguida a Praça São Pedro, ponto de partida da marcha.
Centenas de pessoas se aglomeraram nas calçadas e adjacências da praça para assistir o momento cívico, que começou com a execução do Hino Nacional Brasileiro e do Hino Municipal de Santana do Piauí. Muitas homenagens foram feitas ao vaqueiro Ulisses João Almeida, conhecido de todos por “Liço”, falecido vítima de acidente automobilístico nesse ano de 2012. Orações, cartas e até textos em forma de repente foram lidos para homenagear um dos mais entusiastas participantes da Marcha dos Vaqueiros.
Em seguida o senhor Raimundo Cassiano, enalteceu o evento lembrando-se de ter sido um dos primeiros a pedirem o apoio da Prefeitura Municipal. A primeira-dama, Maria Jose Dias Leal Borges, se disse satisfeita por ter ajudado na organização do evento em todos os anos da administração do prefeito Valdenilson, frisando o apoio da prefeitura, desejando ver a continuidade da tradição para os anos posteriores.
O prefeito Valdenilson Dias Borges também falou de sua satisfação com o resgate e a valorização da cultura local, parabenizou todos os vaqueiros por participarem desse acontecimento e de seu orgulho por ter sido em sua gestão que a Marcha dos Vaqueiros teve início, em tom de despedida declarou: “eu sempre apoiei esse evento ao longo do meu mandato, e a partir do próximo ano, não mais como gestor, mas como cidadão santanense tenham certeza de que continuarei apoiando”.
O vaqueiro Zé Brito disse a todos os participantes como deveria ser a marcha e o seu trajeto, que começando pela Praça São Pedro, desceu pela Avenida Severo Eulálio, seguiu pela Avenida São João, passou pelos povoados Lagoa Seca e Lagoa dos Marcelinos até chegar ao povoado Barro, onde, na frente da residência de “Liço”, mais homenagens foram prestadas ao falecido vaqueiro ante os prantos da viúva Luzia Ferreira Almeida, e dos filhos. A marcha se estendeu até o povoado Brejinho e retornou ao Barro.
Nem o forte sol de setembro afastou a população de acompanhar os vaqueiros, alguns devidamente trajados com o gibão de couro, e outros com camiseta branca. A Marcha dos Vaqueiros está em sua sétima edição, e começou a ser realizada na gestão do prefeito Valdenilson Dias Borges que se encerra neste ano de 2012.
Fonte: Ascom