Matéria / Esportes

Coritiba bate Fla, mantém tabu de 14 anos e deixa rival sem vencer há cinco jogos

08/09/2012 |
/

Franklin de Freitas/AE

O Coritiba se recuperou no Campeonato Brasileiro e venceu o Flamengo neste sábado por 3 a 0. Os gols de Lincoln, Rafinha e Everton Ribeiro fizeram com que o Alviverde mantivesse um tabu de 14 anos sobre o rival em partidas no Couto Pereira. Foram oito triunfos nos últimos oito jogos realizados no estádio. Com mais esse revés, o Rubro-negro chegou a cinco jogos sem conquistar uma vitória e cada vez mais vê a zona de rebaixamento se aproximar perigosamente.

A partida começou muito pegada no meio de campo, com os donos da casa buscando a iniciativa do confronto. Entretanto, o Flamengo mostrou logo aos 2min que o Coritiba – pior sistema defensivo do Brasileiro, com 42 gols sofridos – teria problemas pela frente. Após rápida troca de passes, Negueba entrou livre na grande área, mas finalizou fraco em cima do goleiro Vanderlei.

Em sua estreia, o técnico Marquinho Santos armou o Alviverde no 4-5-1, fazendo com que a equipe atuasse com uma linha três meias – Rafinha, Lincoln e Everton Costa –, que sofriam marcação cerrada de Muralha, Luiz Antônio e Ibson. Assim, o Coritiba pouco ficava com a bola. Deivid, que fazia sua estreia justamente contra seu ex-clube, pouco tocava na bola, o que o motivou a sair da área e buscar as jogadas. Fora de suas características, o atacante era peça nula até os 15min iniciais.

Ponte busca empate com Figueirense e mantém série invicta

Giancarlo comemora o primeiro gol da Ponte Preta no empate em Campinas. Foto: Denny Cesare/Futura Press

A Ponte Preta saiu na frente, tomou a virada e, com o apoio da torcida, conseguiu empatar com o Figueirense em 2 a 2, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP). Com o resultado, a equipe campinense mantém série de três jogos de invencibilidade, já que venceu as duas partidas anteriores.

A Ponte é dona da melhor campanha do returno do Brasileiro, ao lado de Grêmio e Bahia, e está na 9ª posição com 31 pontos, oito deles conquistados no returno. Já o Figueirense continua na penúltima colocação, com 19 pontos.

As duas equipes voltam a campo na próxima quarta-feira, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. A Ponte Preta enfrenta o Corinthians, às 19h30 (de Brasília), no Pacaembu (SP), e o Figueirense recebe o Cruzeiro em Santa Catarina, no mesmo horário.


Corinthians se recupera, vence em casa e quebra sequência do Grêmio

Clube alvinegro atrapalhou os planos do Grêmio, como havia feito anteriormente com Atlético-MG e Fluminense. Foto: Léo Pinheiro/Terra

Clube alvinegro atrapalhou os planos do Grêmio, como havia feito anteriormente com Atlético-MG e Fluminense
Foto: Léo Pinheiro/Terra

Depois de perder para o Figueirense na última quinta-feira, o Corinthians confirmou a fama de "pedra no sapato" dos líderes do Campeonato Brasileiro ao derrotar neste sábado, no Pacaembu, o Grêmio, terceiro colocado da competição, por 3 a 1. Ralf, Guilherme e Giovanni marcaram para o time paulista e Leandro descontou para o adversário gaúcho na última partida do dia da 23ª rodada.

No dia 2 de setembro, os comandados de Tite derrotaram em casa o então líder Atlético-MG. Na rodada anterior, a equipe alvinegra empatou com o Fluminense no Engenhão, atrapalhando os planos do atual líder do Brasileiro.

A vitória leva o Corinthians aos 31 pontos, que colocam o clube paulistano na oitava colocação do torneio nacional. O Grêmio fica estacionado nos 44 pontos e pode ver Fluminense e Atlético-MG se distanciarem na ponta caso saiam vitoriosos contra Internacional e Palmeiras, respectivamente.

Na 24ª rodada, o Corinthians recebe na próxima quarta-feira a Ponte Preta novamente no Estádio Pacaembu. O Grêmio, por sua vez, encara o Náutico no Estádio Olímpico, buscando a liderança do Campeonato Brasileiro.

 

Veja a classificação

1 Fluminense 47
2 Atlético-MG 45
3 Grêmio 44
4 Vasco 39
5 São Paulo 35
6 Internacional 35
7 Botafogo 34
8 Cruzeiro 34
9 Corinthians 31
10 Ponte Preta 31
11 Náutico 28
12 Portuguesa 28
13 Flamengo 27
14 Santos 26
15 Coritiba 25
16 Bahia 24
17 Palmeiras 20
18 Sport 19
19 Figueirense 19
20 Atlético-GO 16

 

 

Fonte: Uol Esportes / Terra

Facebook