Os candidatos que concorreram às eleições municipais de 2012 têm até o dia 06 de novembro para prestarem contas à Justiça Eleitoral dos gastos de campanha. Essa é, ainda, a data limite para os comitês financeiros, diretórios regionais e municipais dos partidos políticos apresentarem suas despesas para a Justiça.
Segundo o chefe de cartório da 10ª Zona Eleitoral, Luís Borges, os candidatos que renunciaram a candidatura, desistiram, foram substituídos ou tiveram o registro indeferido pela Justiça Eleitoral devem prestar contas correspondentes ao período em que participaram do processo eleitoral. Além disso, as contas dos que vieram a óbito também devem ser apresentadas, nesse caso, pelo partido.
O chefe de cartório informou que até agora a procura é tímida. “Geralmente as pessoas deixam para a última hora, mas a gente pede aos candidatos, principalmente aos eleitos, que providenciem logo a remessa das suas prestações de contas para que sejam analisadas e julgadas até a data da diplomação. Sabemos que o eleito só pode ser diplomado se tiver as contas julgadas e aprovadas pela Justiça”.
A Justiça Eleitoral orienta aos prestadores para que não deixem para a última hora, a fim de que evitem filas e tumultos, pois muito embora as contas possam ser enviadas via internet, ainda há a necessidade de apresentação física de demonstrativos e peças em cartório.
Fonte: Portal O Povo