Matéria / Geral

Professor Jônathas Nunes lança livro que reconta golpe militar de 1964

10/11/2012 |
/

Professor Jônathas Nunes lança livro que reconta golpe militar de 1964Um dos temas menos explorados quando se trata da ditadura brasileira, a resistência militar ao golpe de 1964, é o tema tratado no livro “1964: O DNA da conspiração”, lançado nesta sexta-feira (9) em uma livraria da zona leste em Teresina. O texto é de autoria dos ex-oficiais do Exército, coronel Jônathas de Barros Nunes e tenente-coronel Gastão Rúbio de Sá Weyne.

Segundo Jônathas, o livro vem um momento no qual o país está redescobrindo a história do golpe militar. “Achei meu dever mostrar que, ao contrário do o exército afirma, que atendeu ao chamado da população para derrubar João Goulart, nenhum quartel no Rio de Janeiro se levantou contra o presidente. O que aconteceu foi uma conspiração formada por cerca de 300 oficiais das mais altas patentes. Eles é que organizaram esse golpe”, disse o ex-coronel.

Para Gastão Rúbio, o principal objetivo do livro é conscientizar a sociedade sobre os malefícios do golpe e alertar as gerações futuras. “Escrevemos para falar do nosso sofrimento, da perseguição que sofremos e, principalmente, para que nós brasileiros nunca mais venhamos a cometer e aceitar um novo golpe, uma nova ditadura”, afirmou.

Jônathas Nunes foi cassado em 1964 quando passou a se dedicar a carreira acadêmica e política. O ex-militar é PhD em Física pela Universidade de Londres, advogado, ex-reitor da Universidade do Piauí e ex-deputado federal. Gastão Rúbio também trilhou o caminho das letras: é professor aposentado da Escola Politécnica da USP; advogado (USP); doutor em Direito (USP); com Pós-Doutorado em Engenharia Química pelo University College London e ex-diretor da Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie.

 

Autor: Pedro Santiago / Portal da Clube

Facebook