Quis o destino que Palmeiras e Fluminense se encontrassem neste domingo em situações bem opostas na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. Quis o destino que a vitória tivesse sentidos totalmente diferentes para os dois adversários. Para os cariocas, a possibilidade da confirmação do título. Para os paulistas, a esperança mantida de uma difícil salvação. Com clima de decisão, a bola rola às 17h (de Brasília) no Estádio Eduardo José Farah, em Presidente Prudente (SP). E naquelas situações que tornam o futebol um esporte apaixonante, quis o destino que uma mesma partida pudesse ter a chance de juntar, lado a lado nas arquibancadas, a alegria e a tristeza de milhares de torcedores.
Após uma semana conturbada, com ameaças de torcidas a jogadores e ao presidente Arnaldo Tirone, o Palmeiras busca a paz em Prudente. Com segurança reforçada, a delegação terá pouco contato com os palmeirenses até a hora do jogo. O esquema foi preparado com profissionais contratados pelo clube, mas terá a ajuda da Polícia Militar na chegada ao interior paulista.
Com 33 pontos, o time de Gilson Kleina tem as contas bem claras na cabeça: só quatro vitórias nas quatro rodadas finais salvam o Verdão. Ainda que os resultados sejam desfavoráveis, o técnico gostou da postura dos jogadores nas últimas partidas.
No lado tricolor, o clima é de descontração e ansiedade. O objetivo é confirmar o tetracampeonato brasileiro o mais rapidamente possível. Para isso, o Fluminense precisa vencer o Verdão e torcer por um tropeço do Atlético-MG, que enfrenta o Vasco, em São Januário, no mesmo horário. Em caso de empate, o clube das Laranjeiras precisará de uma derrota do Galo e ainda que o Grêmio não vença o São Paulo no Olímpico.
Sem jogadores suspensos, o técnico Abel Braga poderá repetir a escalação que empatou com o São Paulo na última rodada. Assim, o atacante Rafael Sobis segue como o substituto de Deco, que ainda se recupera de uma lesão muscular na coxa direita e ainda foi suspenso.
A Rede Globo transmite a partida para SC, PR, SP (Menos Presidente Prudente), RJ, ES, GO, TO, MS, MT, BA, SE, AL, PE, PB, RN, CE, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP, DF e PE. O Premiere exibe para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos.
Palmeiras: Gilson Kleina quer mudar o mínimo possível o time que vem jogando, mas acenou com a possibilidade de escalar três atacantes. Ele treinou com esta formação durante a semana e, se optar pela tática, vai colocar Maikon Leite na vaga do lateral-direito Artur. Assim, o volante Wesley seria deslocado para a defesa. O time: Bruno; Artur (Maikon Leite), Maurício Ramos, Henrique e Juninho; João Denoni, Marcos Assunção, Wesley e Patrick Vieira; Luan e Barcos.
Fluminense: o técnico Abel Braga não fez mistério e confirmou a escalação do Fluminense na última quarta-feira. Será a mesma que empatou com o São Paulo em 1 a 1 no último domingo: Diego Cavalieri; Bruno, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Jean e Thiago Neves; Wellington Nem, Rafael Sobis e Fred.
Palmeiras: Thiago Heleno, ainda se recuperando de dores no quadril, Betinho e Leandro Amaro, ambos com problemas musculares. Valdivia e Fernandinho passaram por cirurgias mais delicadas e só voltam a jogar em 2013 – ambos têm lesões no joelho.
Fluminense: são três jogadores no departamento médico. O zagueiro Anderson e o apoiador Deco sofrem com problemas musculares na coxa direita, enquanto o também apoiador Wagner está com pubalgia. Não há jogador suspenso.
Palmeiras: Barcos, Leandro Amaro, Luan, Márcio Araújo, Marcos Assunção, Maurício Ramos, Román, Valdivia e Wellington.
Fluminense: Anderson, Bruno Vieira, Carlinhos, Deco, Diego Cavalieri, Diguinho, Fred, Gum, Marcos Júnior, Thiago Neves e Wallace.
Leandro Pedro Vuaden (Fifa/RS) apita a partida, auxiliado por Carlos Berkenbrock (SC) e Fabiano da Silva Ramires (ES). Leandro Vuaden arbitrou 17 jogos no Brasileirão, marcou 641 faltas (média de 37,7 por jogo), mostrou 69 cartões amarelos (média de 4,1 por jogo) e quatro vermelhos (média de 0,24 por jogo) e marcou cinco pênaltis (média de 0,29 por jogo). O campeonato tem média de 4,96 amarelos, 0,27 vermelho, 36,8 faltas e 0,21 pênalti. O árbitro apitou quatro jogos dos paulistas e um dos cariocas na Série A deste ano: Sport 2 x 1 Palmeiras (3ª rodada), Palmeiras 1 x 1 Vasco (5ª rodada), Atlético-MG 3 x 0 Palmeiras (23ª rodada), Bahia 0 x 1 Palmeiras (31ª rodada) e Fluminense 1 x 0 Sport (18ª rodada).
Palmeiras: depois de alcançar a desejada meta de 27 gols na temporada, Barcos a missão bem mais difícil de liderar o Verdão na luta contra o rebaixamento. É ele quem tenta dar tranquilidade a um elenco abalado pelos maus resultados e pelos protestos de torcedores, mesmo sem saber se fica para a próxima temporada.
Fluminense: um dos destaques do Fluminense no Campeonato Brasileiro, o volante Jean reencontra o Palmeiras neste domingo. Contra o Alviverde, no primeiro turno, ele marcou seu primeiro gol com a camisa tricolor. Para o técnico Abel Braga, ele é o jogador mais regular de toda a competição.
Bruno, goleiro do Palmeiras: "Defino esse jogo como o último das nossas vidas, como vem sendo há um tempo. Não será diferente no domingo. O Fluminense vai querer ganhar, tem nove pontos de vantagem para o Atlético-MG, mas vamos buscar o nosso. É como se fosse o último jogo de todo mundo pelo Palmeiras".
Fred, atacante do Fluminense: "O clima é de decisão e vamos com o máximo de respeito possível para enfrentar o Palmeiras. Vamos procurar impor o nosso ritmo porque necessitamos de um bom resultado para confirmarmos o título ou então termos a chance de decidir em casa contra o Cruzeiro. Estamos preocupados com o que vai acontecer dentro de campo. Mesmo na situação em que se encontra, o Palmeiras tem uma equipe de muita qualidade, com vários pontos fortes. Vimos o jogo deles contra o Botafogo. Criaram muitas oportunidades. Sabemos das dificuldades que vamos encontrar, mas vamos a campo com muito empenho e humildade".
* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.
* A diferença entre Fluminense e Palmeiras neste campeonato é tão grande que o Fluminense estaria à frente do Verdão mesmo que computasse apenas os pontos conseguidos como visitante. Fora de casa, o Flu somou 35 pontos, dois a mais do que o Palmeiras em todos seus 34 jogos.
* Na história do Campeonato Brasileiro, Palmeiras e Fluminense se enfrentaram 17 vezes em São Paulo, com grande vantagem palmeirense. Foram 12 vitórias do Verdão, dois empates e apenas três vitórias do Flu, com 33 gols do Palmeiras e 19 do Tricolor carioca.
* É boa a média de gols das partidas entre Fluminense e Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro. Em 39 jogos disputados entre as equipes foram marcados 109 gols, com média de quase três por partida.
Fonte: G1