A queda do Grêmio foi dura. Até os 48 minutos do segundo tempo era o time brasileiro que seguia na Sul-Americana. Mas um pênalti cometido por Werley e convertido por Rentería significou o fim do sonho de título. A única meta agora é acabar o Brasileirão em 2º. E para isso uma remobilização imediata é esperada para 'revanche' contra a Portuguesa.
De todas as derrotas do Grêmio no Brasileirão, a que mais doeu foi para Portuguesa. Em casa, com apoio da torcida, o time portoalegrense tinha chance de consolidar arrancada, mas acabou derrotado e por pouco a instabilidade não derrubou a boa campanha realizada. Desde então, o duelo com Lusa virou exemplo do que não pode acontecer.
Por isso a ideia é ter a desforra. Mesmo que neste momento o abalo pela eliminação precoce do torneio continental possa atrapalhar o elenco. Os jogadores deixaram Bogotá visivelmente chateados e foram diretamente para São Paulo. O ar brasileiro servirá para apagar da memória os momentos tensos contra os colombianos.
Neste sábado, um único treinamento terá objetivo psicológico. Mais do que passar instruções táticas ou correções técnicas, Vanderlei Luxemburgo tentará evitar que a derrota para o Millonarios prejudique ainda mais o grupo de jogadores.
Enquanto isso, o time também tem dúvidas. Kleber, que disputou somente seis minutos no jogo de quinta-feira e sentiu novamente uma lesão no tornozelo esquerdo, deve ficar fora. Leandro é o mais cotado para atuar na frente. Já no meio-campo não há certeza sobre a presença de Elano, que também se recupera de lesão.
Grêmio e Portuguesa jogam no domingo, às 19h30, no Canindé, pela 36ª rodada do Brasileirão. Atualmente o Grêmio é vice-líder, mas perseguido de perto pelo Atlético-MG.
Fonte: UOL