A noite da última quarta-feira (14/10) foi repleta de apresentações no município de Santana do Piauí. A Praça São Pedro sediou a “IV Confraternização Integeracional dos Programas Sociais”, evento que já se firmou no calendário do município, uma oportunidade para a Secretaria de Desenvolvimento Social prestar contas à população de suas inúmeras ações desenvolvidas ao longo do ano.
A assistente social Vandira Rego explicou no início do evento que a assistência social deixou de ser assistencialismo para se tornar um conjunto de políticas públicas assegurando os direitos de cada cidadão brasileiro, garantindo a proteção a pessoas em situação de vulnerabilidade social, por questões de idade, condições físicas, econômicas, e por qualquer tipo de preconceito.
A Secretaria funcionava inicialmente em uma pequena sala, ganhando durante a gestão do prefeito Valdenilson Dias Borges uma sede própria. Através do trabalho da primeira-dama Maria José, a Secretaria tem ampliando o seu leque de ações contemplando cada vez mais pessoas. Um dos pontos altos desse crescimento foi a instalação do CRAS no ano de 2007, que tem servido de referência para muitos santanenses, com seus programas voltados para crianças e adolescentes e atendimentos com assistente social e psicóloga.
Durante a noite cada projeto realizou uma apresentação, começando pelo “Criança Feliz” que contempla crianças entre 03 e 06 anos, trabalhando o fortalecimento de vínculos familiares. O Pro-Jovem Adolescente deu sequencia com uma dança envolvendo seus participantes que estão na faixa etária entre 15 e 17 anos. O “Grupo Esperança Ação e Vitória”, que trabalha a autoestima das pessoas foi o seguinte. Esse grupo é composto por 21 pessoas. Eles realizaram a encenação “Que bom se o natal fosse todo dia”.
Um dos programas que mais tem atendido pessoas no município de Santana do Piauí é o Telecentro Comunitário, instalado no município no ano de 2011, onde inúmeros estudantes e professores receberam capacitação. Os monitores e alguns dos ex-alunos falaram um pouco sobre esse programa, frisando ainda a existência do CEID – Centro Educacional de Inclusão Digital, que funciona no povoado Barro.
O “Grupo Viva a Vida”, que atende pessoas acima de 60 anos, foi o próximo a se apresentar. Ganhando sempre a simpatia das pessoas esse grupo é composto por 225 integrantes, já tendo participado de inúmeras viagens, dentre elas a cidade de Exú –PE. O encerramento das apresentações ficou por conta do “Projeto Fortalecer” e do PETI, que atende a mais de 100 crianças, 84 na zona urbana e 24 na rural. Entre 2005 e 2012 foram atendidas mais de 267 crianças.
Os conselhos também tiveram a oportunidade de expor suas ações para a população, o CMAS/PBF – Conselho Municipal de Assistência Social e Instância de Controle Social do Programa Bolsa Família. O CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Conselho Tutelar, todo formados por pessoas comprometidas com o bem estar da população santanense que tem participado desse progresso no Desenvolvimento Social.
A primeira-dama Maria José Dias se disse feliz por mais essa oportunidade de expor à população as ações realizadas junto com a sua equipe e com o apoio do prefeito Valdenilson Dias Borges e do vice Ricardo José Gonçalves. “A excelência dos trabalhos realizados pela SMDS/CRAS, através dos serviços, benefícios, programas e projetos existentes contribuíram decisivamente para que fossem alcançados os resultados satisfatórios na garantia dos direitos dos indivíduos e famílias atendidas”, comentou.
Maria José enumerou todas as atividades desenvolvidas nos anos, com os programas concebidos pela própria secretária e as parcerias.
Fonte: Ascom