Por Jonas Rocha
O Prefeito municipal de Alagoinha do Piauí, o médico Pedro Otacílio de Sousa Moura, conseguiu junto à cúpula da Segurança Pública do Estado em Teresina o retorno do Subtenente da Polícia Militar, José João de Deus Filho, o “Carcará”, as suas funções de comandante do GPM (Grupamento da Polícia Militar) do Município.
O militar havia recebido uma comunicação superior de que estaria entrando de férias, o que revoltou a população do município de Alagoinha do Piauí que passou a protestar nas redes sociais a favor do imediato retorno do Subtenente ao comando da Polícia Militar local. No facebook, centenas de alagoinheses criticaram e culparam alguns vereadores do município e políticos da região pela obscura e repentina saída do comandante.
Ao ser informado da saída de “Carcará” do GPM de Alagoinha do Piauí, o prefeito Pedro Otacílio, tratou de viajar a Teresina onde se reuniu na terça-feira (27/11) com deputados e a cúpula da segurança do estado para reivindicar o retorno do militar ao seu posto. Depois de ouvirem a justificativa do prefeito que mostrou o trabalho de sucesso do Subtenente, o pleito do gestor foi prontamente atendido pelas forças estaduais.
Segundo o prefeito Pedro Otacílio, “Carcará” tem realizado um excelente trabalho a frente do GPM de Alagoinha do Piauí com rondas ostensivas por todo o município a qualquer hora do dia e da noite, o que tem tranqüilizado a população que estava assustada com a onda de violência e com a chegada de “Carcará” os números da criminalidade reduziram significativamente.
O administrador ressaltou ainda a importância dos alagoinheses ouvidos sobre uma possível mudança no comando do GPM do município. O médico repudiou a interferência política, especialmente de lideranças de outros municípios, em assuntos de interesse exclusivamente da população de Alagoinha do Piauí.