Matéria / Cidades

MDA promove mutirão de documentação do trabalhador rural em Picos

05/12/2012 |
/

O Ministério de Desenvolvimento Agrário em parceria com o INSS, Emater, INCRA e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Picos estão realizando durante todo o dia de hoje (5) na sede do sindicato, um mutirão para beneficiar os trabalhadores rurais da cidade que não possui documentação ainda. O objetivo desse mutirão é beneficiar aqueles agricultores que ainda estão sem documentação.


Para o presidente do sindicato Ricardo Luz, para que o trabalhador rural possa adquirir os documentos, eles precisarão levar o registro de nascimento.  As fotos são tiradas no local. A documentação é retirada gratuitamente sem nenhum valor.


O mutirão faz parte de um programa nacional de documentação da trabalhadora rural, que desde outubro vem realizando mutirão nos municípios da região. Segundo a coordenadora do mutirão, Maria da Paz, a campanha é voltada para a mulher que historicamente sempre esteve ausente das políticas públicas do país por conta da falta de documentação. “O governo sensível com essa questão e problema vem desenvolvendo esse programa para inserir essas mulheres nas políticas pública do país”, relatou.

Maria da Paz frisou ainda que existem muitos trabalhadores rurais sem possuir documentação, incluído não somente as mulheres e sim o homem e os filhos dessas mulheres. “O programa esta sendo procurado também por conta da juventude, dos filhos dessas trabalhadoras”, enfatiza.

O técnico do INSS, Marcus Ferreira diz que o órgão pretender ajudar os agricultores com a entrega desses documentos, principalmente quando forem se aposentar. “As pessoas documentadas elas conseguem todos os seus direitos e irá facilitar para nós também os agricultores terem esses documentos em mãos”, disse.

Marcus lamenta também que é grande o número de agricultores que chegam às agências da Previdência Social sem estar em posse da sua documentação necessária. Segundo ele causa um atraso muito para a pessoa e os funcionários.

Alguns documentos são emitidos imediatamente, como a carteira de trabalho e o CPF e a carteira de identidade é preparada no mutirão e em seguida levada para ser digitadas em Teresina e em 30 dias os documentos retornam.

O mutirão ficará um dia em cada cidade. Depois de Picos seguirá para São José, Santana, Paquetá, Santa Cruz do Piauí e Dom Expedito Lopes.

 

Texto: Romário Mendes

Texto complementar Agoraed

Fotos: Agoraed

Facebook