Matéria / Cidades

Ministério Público e outros órgãos realizam em Picos o projeto 'Eu tenho pai'

12/12/2012 |
/

O Ministério Público Estadual juntamente com a Defensoria e Laboratório de Análises realizam na cidade de Picos o projeto “Eu tenho pai”, a proposta é para o reconhecimento de paternidade, pois só no ano de 2011 foram realizadas cerca de 300 processos de pessoas que buscavam de alguma forma o reconhecimento da paternidade de um pai.

Para a comerciante Dona Inês da cidade de Conceição do Canindê cerca 100 KM de Picos para participar da segunda etapa do projeto “Eu tenho pai” a comerciante disse que devido a curiosidade da filha de 16 anos em saber quem era o seu pai biológico, a mesma resolveu participar do projeto. Segundo Dona Inês, foi tudo muito rápido, pois era uma busca que finalmente chegou ao fim através de exames de DNA.


O projeto tem como objetivo estimular o reconhecimento voluntário de paternidade e caso não aconteça uma conciliação e os envolvidos aceitem realizar os exames de DNA, o teste será proposto e disponibilizado pelo projeto, na sua primeira etapa em Picos, foram realizadas 288 procedimentos e desse total 33 exames de DNA foram feitos e 40 casos tiveram reconhecimento da paternidade voluntariamente.


Segundo o promotor de justiça José Marques Lages o importante nesse trabalho não é fazer o teste de paternidade, o objetivo maior é fazer com as pessoas envolvidas reconheçam de maneira voluntária e não tenha que ser acionada pela justiça para fazer isso. “Caso o pai seja chamado e não comparecer para fazer o exame ele virará pai de imediato de acordo com o que determina a justiça. Então para não aconteça isso, o melhor caminho é esse”, disse ele.


Durante a segunda etapa está sendo realizada a abertura dos resultados dos exames de DNA que foram feitos na primeira etapa, que aconteceu no final do mês de outubro de 2012, pois dentro do ônibus da Justiça Itinerante que estar em frente ao Fórum de Picos, acontece as audiências onde o filho pode conhecer o pai biológico e desde mediato soluções de possíveis questões como de alimentos, visitas e guarda. O projeto “Eu tenho pai” vai ficar em Picos até o dia 20 de dezembro.

 

 

Fonte: Sheila Fontelene / Piauí TV

Facebook