O Ministério da Educação (MEC) barrou vestibulares de duas faculdades particulares do Piauí. Estão na mira da suspensão os cursos de Computação (Sistema de Informação) da Faculdade Integral Diferencial (FACID) e Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Evangélica do Piauí (FAEPI). O motivo? Desempenhoinsatisfatório nas avaliações realizadas pelo MEC nos anos de 2008 e 2011.
Os cursos que constam da relação obtiveram nota inferior a três, numa escala até 5, no Conceito Preliminar de Curso (CPC), estando sujeitos a medidas de regulação e supervisão.
Em todo o país, 200 cursos de diversas instituições superiores terão seus vestibulares suspensos. A lista foi divulgada na manhã desta quarta-feira (19), pelo MEC, e publicada no Diário Oficial da União.
Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, é papel do Ministério da Educação fiscalizar os cursos e instituições para garantir a qualidade necessária da educação superior e, consequentemente, a segurança dos estudantes.
A lista divulgada está dividida em duas categorias. A primeira tem cursos que apresentaram tendência negativa, isto é, tiveram notas inferiores a três no CPC das avaliações dos dois anos. Os cursos que estão nesta categoria estão impedidos de realizarem vestibular para 2013, mesmo que venham a cumprir as exigências estabelecidas pelo MEC. O curso de Computação da Facid aparece nesta relação.
Outra lista traz as instituições que apresentaram tendência positiva, ou seja, mesmo tendo desempenho insuficiente, obtiveram evoluções. Neste caso, se as instituições resolverem todas as suas pendências detectadas pelo Ministério da Educação e forem satisfatoriamente avaliadas, poderão ter os vestibulares autorizados. O curso de Pedagogia da Faepi se encaixa neste caso.
Fonte: Portal O Dia