Matéria / Polícia

Piauí é o 4º com maior número de inquéritos investigados pela PF

24/12/2012 |
/

O Piauí ocupa a quarta posição no ranking dos estados onde há mais inquéritos sobre desvios de recursos e corrupção investigados pela Polícia Federal que envolvem prefeituras em todo o país, com acervo de 285 processos. Segundo dados do levantamento realizado pela Diretoria de Investigação eCombate ao Crime Organizado (Dicor), a PF encaminha 3.167 inquéritos no Brasil, a maioria na região Nordeste.

Ao todo, estão sendo investigados 484 prefeitos e ex-prefeitos por descumprirem o Decreto Lei 201/67, que define os ilícitos de responsabilidade de gestores municipais. O Maranhão é o Estado onde a instituição mais atua, com um acervo de 644 inquéritos relativos a fraudes em gestões municipais, seguidos por Bahia (490) e Ceará (296). O Pernambuco aparece no quinto lugar, com 194 inquéritos.

A chefia da Dicor, órgão que abriga setores estratégicos da Polícia Federal, entre eles a divisão de repressão a crimes financeiros e o serviço de análise de dados de inteligência, acredita que os altos índices nos estados nordestinos estão relacionados à carência nessas unidades federativas, que possuem Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baixo. "Acabam recebendo mais recursos da União, verba vinculada, e aí, obviamente, nessas regiões pode ocorrer mais desvios", disse o delegado Oslain Campos Santana, chefe da instituição, a um meio de comunicação nacional.

O levantamento diz respeito apenas ao trabalho da Polícia Federal. Centenas de outros administradores municipais e ex-gestores respondem em demandas movidas pelo Ministério Público de cada Estado, responsáveis por propor ações com base na Lei de Improbidade.

 

Fonte: Portal O Dia

Facebook