Excesso de burocracia e longa espera marcam o processo de entrega de casas populares em Picos
29/12/2012 |
/
Muitos mutuários chegaram antes das 6 horas da manhã e no final da tarde ainda não tinham sido atendidos.
POR JOSÉ MARIA BARROS
Excesso de burocracia, desorganização e longa espera marcaram a assinatura dos contratos e entrega das chaves das casas aos 490 proprietários contemplados com uma moradia no Residencial Luíza Gomes de Medeiros, em Picos.
Imagem: José Maria Barros/GP1Mutuários passam longas horas a espera de atendimento
O processo de assinatura dos contratos e solicitação de entrega das chaves das casas foi realizado na sexta-feira, 28 de dezembro, no plenário da Câmara Municipal de Picos, sob a coordenação da Caixa Econômica Federal.
Imagem: José Maria Barros/GP1Beneficiados se aglomeram na porta do plenário
Desde as primeiras horas da manhã que dezenas de mutuários lotam as dependências externas da Câmara Municipal de Picos a espera de serem atendidos. Muitos chegaram ao local antes das 6 horas e já no final da tarde ainda não tinha sido atendidos.
Imagem: José Maria Barros/GP1Contemplada assina contrato
As reclamações são as mais variadas, principalmente em relação à desorganização das filas e o excesso de burocracia. Segundo uma das contempladas, cada mutuário tem que assinar vários documentos, fator que aumenta a demora no atendimento e irritando as pessoas que estão do lado de fora aguardando a vez.
Imagem: José Maria Barros/GP1Dependências externas da Cãmara ficaram lotadas
Para tentar organizar o acesso das pessoas até o plenário da Câmara onde estão sendo assinados os contratos, foram distribuídas senhas. Porém, muitas pessoas denunciaram que a ordem não estava sendo obedecida, o que tem causado maior descontentamento.
Imagem: José Maria Barros/GP1Excesso de burocacia atrasa processo de assinatura cos contratos
Como a demora para atender cada uma das pessoas contempladas está sendo grande, a expectativa entre os mutuários é que o processo se prolongue até altas horas da noite.
Imagem: José Maria Barros/GP1Funcionária confere a papelada que precisa ser assinada pelo mutuário
Para os mutuários a penitência de ontem não é a única e as dificuldades para adquirir a casa própria vem se arrastando desde o começo da seleção dos contemplados. Foram exigidos documentos os mais variados e no último dia 19 de dezembro, data em que houve o sorteio da localização das moradias, a demora para o atendimento foi ainda maior do que a de hoje.
Imagem: José Maria Barros/GP1Mutuário confere papelada antes de assinar o contrato
O Residencial Luiza Gomes de Medeiros fica situado às margens da estrada que liga Picos a Santana do Piauí e, segundo os mutuários, as casas são pequenas, embora exista terreno disponível para uma futura ampliação.
Imagem: José Maria Barros/GP1Mutuários forçam entrada para o plenário da Câmara
Imagem: José Maria Barros/GP1Mutuários se espalham pelas dependências externas da Câmara
Imagem: José Maria Barros/GP1Beneficiada com uma casa assina o contrato
Imagem: José Maria Barros/GP1Residencial Luiza Gomes Medeiros