Em 2012 a polícia registrou um aumento de 257% no número de apreensões de drogas no Piauí. Foram mais de uma tonelada de entorpecentes apreendidos. Os dados mostram o trabalho de repressão ao tráfico de entorpecentes por parte da polícia, no combate ao tráfico e controle da epidemia do uso de drogas no Piauí.
Os entorpecentes também foram responsáveis pela morte de muitos jovens no estado. Para a polícia esse tipo de crime é difícil de ser previsto e abortado. “Temos que entender que usar droga é o primeiro passo que a pessoa dar para cometer outros delitos e consequentemente será preso e já sai com dívidas e geralmente paga com a própria vida”, disse o Tenente-Coronel Sá Júnior, relações públicas da Polícia Militar.
O combate às drogas virou uma estratégia para a segurança pública para reduzir as estatísticas de outros crimes. Em 2012 as forças de segurança do estado evoluíram, é o que mostra nos números de apreensões, pois em comparação ao ano de 2011 o aumento chegou a 44%.
Em 2012 até novembro a Polícia Federal apreendeu 790 quilos de drogas, e a polícia Civil chegou a 478 quilos, somando um total de 1.268. Por tipo de substância foram 473 kg de cocaína e 592 kg de maconha apreendidos.
A somatória representa o dobro da droga retirada de circulação na Grande Cuiabá, em 2011, e se aproxima de toda a apreensão ocorrida em Mato Grosso, no ano passado, quando foram apreendidos 1.439 quilos.
A Polícia Militar realizou no ano passado 221 apreensões de drogas, conduziu a delegacia 82 pessoas pelo crime de tráfico e 152 usuários. Os números também demonstram a expansão do uso da droga pelo estado.
Fonte: G1 Piauí