Fundada há 60 anos a Loja Maçônica Segredo, Força e União Picoense localizada na Rua Monsenhor Hipólito no centro de Picos está passando por uma grande reforma estrutural em toda sua parte física, pois de acordo com o Venerável da loja Neto Holanda, a reforma começou no mês de dezembro passado e a expectativa é de que no dia 20 de janeiro seja concluída principalmente a parte do templo e se ficar outros serviços serão concluídos logo depois.
Segundo Neto Holanda a construtora responsável pela obra é do empresário e irmão José Maria Moura, que esteve na manhã desta sexta (11) juntamente com ele fazendo uma visita à obra e conversaram sobre os detalhes de conclusão dos serviços.
Para Neto, a loja Segredo além de ser a mais antiga de Picos é considerada praticamente a mãe de quase todas elas, ele informou ainda que a loja foi criada há 60 anos através da loja Segredo de Juazeiro da Bahia por três picoense sendo inclusive um que faleceu há pouco tempo o irmão João de Deus Neto, e que hoje representa esse símbolo tão importante para a maçonaria picoense.
Neto Holanda vistoria a obra |
"A obra está muito adiantada e o nosso mestre de obra o senhor Isidoro nos garantiu que ela será entre na data marcada e o construtor nosso irmão Zé Maria também trabalha com essa expectativa de acordo com o que conversamos hoje, até porque já estar agendada a vinda do nosso Eminente Grão Mestre Luis José para a reinauguração da nossa loja", disse ele.
De acordo com o venerável, com a reforma da loja a sua estrutura anterior foi praticamente descaracterizada e essa nova fase está totalmente diferente em 80% da sua estrutura física.
Segundo Neto Holanda estar programado para julho de 2013 festejar os 60 anos da loja. De acordo com ele, dentro dessa programação deve haver uma iniciação de seis pessoas de maio para junho onde cada irmão irá representar 10 anos da loja Segredo, e para os dias 14 e 15 de julho comemoração dos 60 anos da loja na cidade de Picos, e consequentemente a realização do 5º encontro da maçonaria piauiense onde será pela primeira vez na cidade modelo, disse.
Neto Holanda e José Maria |