Por questão de segurança, os exames de raio X foram suspensos no Hospital Regional na cidade Picos, região Sul do Piauí. Os funcionários estão expostos a riscos de radiação, o que pode provocar graves danos à saúde, de acordo com o Ministério Público do Trabalho.
O procurador do trabalho Carlos Henrique Leite recomendou que sejam feitas as recomendações contidas no laudo da vigilância sanitária.
“Os funcionários do hospital afirmaram que os aparelhos não possuíam as condições de segurança necessária para sua utilização, o que poderia sérios problemas de saúde nas pessoas que operam”, disse o procurador.
Já o diretor da unidade de saúde, José Airton Bezerra, afirmou que há equipamentos de segurança para os profissionais que trabalham com raio X. “ Nós temos os aventais pumbiferos, ou seja uma espécie de colete revestido de chumbo que impede a passagem da radiação para a pessoa “, diz.
A reportagem do PI TV 2ª edição mostrou que o Centro Cirúrgico possui o aparelho de raio X e o avental pumbifero, mas a sala não tem o bloqueio recomendado contra a radiação.
“ Sobre este ponto posso dizer que nós já comunicamos a secretaria estadual de saúde que mandará uma equipe para fazer uma medição e verificar se existe alguma tipo de radiação escapando.O risco da suspensão de cirurgias é muito mais danoso a população do que este risco que possa está acontecendo", afirmou o diretor.
Com informações do G1 PI