Matéria / Polícia

Nova lei seca não diminui o número de motoristas dirigindo alcoolizados

29/01/2013 |
/

Durante o final de semana a Polícia Rodoviária Federal autuou 16 motoristas que estavam dirigindo nas BRs sob o efeito de bebida alcoólica. Seis deles foram presos depois da constatação de elevado teor de álcool no organismo ou por recusa em realizar o teste do bafômetro.

De acordo dom os dados da PRF, os flagrantes de embriaguez se deram em Teresina (05), Floriano (05), Parnaíba (05) e Picos 01). As prisões ocorrerem em Teresina (03), Floriano(02) e Picos (01). A PRF realiza a Operação “Rodovida” em conjunto com a Polícia Militar, Detran e Strans.

Segundo o inspetor Raimundo Rameiro, da PRF, o objetivo da operação é permitir maior mais eficácia na fiscalização, especialmente aquele voltado para o controle da embriaguez ao volante.

O inspetor disse ainda que mesmo com a nova lei mais rigorosa para quem ingere bebidas alcoólicas e depois vai dirigir, o número de autuações no Piauí é o mesmo da lei antiga. “Os motoristas ainda não se conscientizaram para a questão de embriaguez ao volante e a PRF está intensificando a fiscalização para coibir acidentes”, disse.

A nova lei foi sancionada sem vetos pela presidente Dilma Rousseff, em que outros meios podem ser utilizados para comprovar a embriaguez do motorista, além do bafômetro. Assim, passam a valer como prova testes clínicos, depoimento do policial, testemunhos, fotos e vídeos.

O texto também aumentou a multa para 1.915,30 reais no caso de motoristas flagrados sob efeito de álcool ou drogas psicoativas. Antes o valor era de 957,65 reais. Caso o motorista seja flagrado novamente em menos de um ano, o valor da multa dobra, chegando a 3.830,60 reais.

Na ação policial ainda foi recuperada uma motocicleta roubada. A Operação “Rodovida” começou no dia 21 de dezembro e, segundo a polícia, só encerrará após o carnaval.

 

Fonte: G1 Piauí

Facebook