Foi tão difícil quanto se imaginava. Depois de anunciar que o retorno dos titulares do Mundial de Clubes exigiria paciência, o Corinthians saiu perdendo diante do Mogi Mirim e contou com duas expulsões dos rivais, uma delas ainda no primeiro tempo, para virar para 2 a 1. Tudo sob os olhares de Alexandre Pato, que foi prestigiar os colegas no Pacaembu e pode fazer sua estreia já no próximo domingo.
Agora, o Corinthians soma sete pontos em quatro rodadas do Campeonato Paulista e se aproxima do pelotão de elite da competição. O Mogi, vice-líder até o começo da rodada com os mesmos sete pontos, agora tem de superar o revés e tentar continuar sonhando com a classificação às quartas.
Pelo que mostrou nesta quarta, pode chegar lá. Enquanto teve 11 em campo, o Mogi do técnico Dado Cavalcanti mostrou uma defesa arrumada e um contra-ataque inteligente, dando trabalho a um Corinthians que fazia sua estreia no ano depois de férias estendidas após a conquista do Mundial de Clubes.
O entrosamento que bateu o Chelsea passou longe do Pacaembu. O primeiro tempo foi repleto de erros de passes bobos e falhas de posicionamento. Em uma delas, aos 9 minutos do primeiro tempo, Carlos Alberto recebeu na direita, cruzou rasteiro e Henrique antecipou Paulo André para tocar para o gol e abrir o placar para o Mogi.
Foi a senha para os 21 mil torcedores presentes levantarem para fazer o Corinthians aumentar o ritmo. Com a obrigação de avançar para tentar o empate, ficaram evidentes as dificuldades de alguns jogadores neste início de ano. Paulinho, bem marcado, não ajudou a fazer o jogo fluir e sentiu a estreia em 2013.
Danilo foi outro que sofreu. Escalado como peça central do trio de armação, ele movimentou-se pouco e por vezes posicionou-se como um segundo centroavante, batendo cabeça com Guerrero. Emerson já reclamava isolado no lado esquerdo quando Tite mexeu e jogou Danilo para a esquerda, puxando o Sheik para o meio e deixando Jorge Henrique na direita.
Mais próximo de Guerrero, o melhor do time, Emerson passou a criar. O peruano assustou o Mogi duas vezes, e a equipe interiorana passou a abusar das faltas. O árbitro dava poucos amarelos e já irritava a torcida quando Roni, um dos poucos advertidos, fez outra falta no meio-campo.
A expulsão criou uma confusão em campo. Na área vip, meninas se animaram com a pausa e caminharam até a área onde estava Alexandre Pato que, interessado em ver a partida, rapidamente saiu para ir até a tribuna, em área isolada. Não deu tempo, na cobrança de falta, Emerson apareceu livre na direita e cruzou para Jorge Henrique empatar, aos 43 minutos.
A igualdade tranquilizou o Corinthians, que voltou melhor para a etapa final. Logo nos primeiros minutos, Emerson tomou uma bola na intermediária, Guerrero fez grande jogada, Jorge Henrique saiu na cara do gol e sofreu pênalti de Piauí. Fábio Santos, com muita categoria, bateu no ângulo e colocou o time da casa em vantagem.
Acuado, o Mogi ficou ainda mais violento. Val fez duas faltas duras em sequência, a últimas delas em Fabio Santos, e também foi expulso. Foi a pá de cal nas pretensões do time interiorano, que recuou além da conta e se concentrou em não sofrer uma goleada.
O Corinthians, longe de seu melhor rendimento físico, também não fez força para mudar o panorama. A equipe alvinegra agora se prepara para voltar em campo apenas no próximo domingo, contra o Oeste, na provável estreia de Alexandre Pato.
Fonte: Uol Esportes