Matéria / Geral

Presidente do TJ diz que presidiários do Ceará deram golpe dos precatórios

Os presos da cidade de Maracanau tiveram acesso ao nome e CPF dos credores no  site do próprio TJ

20/01/2020 | Edivan Araujo
Abertura do ano no judiciário / Foto: Roberta Aline / Cidadeverde

O presidente do Tribunal de Justica do Piauí, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, afirma que presidiários do Ceará aplicaram o golpe dos precatórios. Os presos da cidade de Maracanau tiveram acesso ao nome e CPF dos credores no  site do próprio TJ. 

Sebastião Ribeiro Martins afirma que o delegado Mateus Zanatta, gerente de Polícia Especializada, realiza as investigações.

"A polícia já abriu inquérito. O delegado Mateus Zanatta já esteve comigo. As investigações preliminares apontam que vem do presídio da cidade de Maracanaú no Ceará.  Eles telefonam para os credores e oferecem vantagens. Quem tem crédito a receber de precatórios não tem que pagara nada. Não tem pagamento de custas, nem antecipação. Aguarde sua vez na fila que a fila é rigorosa", afirmou o desembargador. 

O presidente nega que no site conste os telefones das vitimas. Segundo ele,  o CNJ vai baixar uma resolução para impedir novos golpes. 

"No site do Tribunal tem o nome dos credores e os valores. O próprio Conselho Nacional de Justiça passa a rever isso. O CNJ vai baixar uma nova resolução para que conste apenas o CPF. Realmente é muito fácil. Mas em nome da transparência algumas pessoas estão usando o nome das pessoas.  Nossa recomendação é que não deposite nada. O número do telefone não consta. Apenas consta o advogado da pasta. Não tem o telefone da parte . No site do Tribunal não consta o telefone da parte. Esse golpe ja aconteceu em vários estados. O CNJ vai baixar a resolução para evitar novos golpes. Isso para retirar o nome do credor de precatórios", destacou. 

Na manhã desta segunda-feira (20) o presidente abriu o ano Judiciário.

"O Poder Judiciário trabalha em plantão e não para. Desde o dia 20 quando iniciou o recesso temos de plantão tanto juiz, quanto desembargador. A qualquer momento o cidadão pode procurar a Justiça. Hoje é a abertura oficial. Começa a funcionar as Câmaras e o Tribunal pleno", afirma. 

O presidente voltou a falar sobre o juiz de garantias. Ele lembrou da dificuldade da implantacao no Piauí.

"Nossa preocupação é porque 70% das comarcas tem um juiz. Na capital é mais facil. É a lei e vamos cumprir a partir do mês de julho", disse.

 

Fonte: Cidadeverde 

Facebook