/
A deputada federal Iracema Portella (PP-PI) participou durante toda essa semana do Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância, na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.
A deputada aderiu recentemente à Frente Parlamentar da Primeira Infância da Câmara dos Deputados e o curso é uma forma de se inteirar sobre o que há de mais novo em políticas públicas voltadas para a primeira infância.
Palestrantes renomados como o economista Ricardo Paes de Barros, que é subsecretário da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República; Jack Shonkoff, professor de Saúde Infantil da Harvard School of Public Health e Bette Hyde, especialista em Early Learning (Aprendizagem precoce) falaram sobre temas como Fundamentos de Saúde, Aprendizagem e Comportamento e a importância de oferecer boas creches para as crianças.
Iracema comenta que os especialistas afirmam que as pesquisas mais recentes relacionadas a Desenvolvimento da Primeira Infância revelam que não basta que a criança frequente uma creche. Ela precisa receber os estímulos corretos também em casa e na comunidade onde vive, para assim ter um desenvolvimento saudável. “O que uma criança recebe em seus primeiros anos é responsável pela formação do seu intelecto e da sua personalidade. Se uma criança vive num ambiente de stress – e esse stress pode ser por falta de alimentação correta, falta de higiene, falta de carinho, violência – isso vai se refletir em toda a sua vida”, explica a deputada.
O curso, que é realizado pelo Núcleo Ciência pela Infância, é dividido em módulos, e a participação dos integrantes da Frente Parlamentar da Primeira Infância visa dar fundamentos para que sejam aprimoradas as ações voltadas para a criança em todo o país. “Vamos discutir sobre o que estamos aprendendo no curso para ver como podemos aplicar esse conhecimento na criação e aprimoramento de políticas para a primeira infância no Brasil”, diz Iracema.
Fonte: Cidadeverde