Matéria / Politica

DNOCS será reestruturado no combate a seca; Governo promete R$ 54 mi ao PI

22/04/2013 |
/


O DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) terá incrementos para ser um órgão nacional, com ações de convivência de seca em todo o país. O órgão vai ter reforço de pessoal, no orçamento e na estrutura. Segundo informações do coordenador estadual do Dnocs no Piauí, José Carvalho Rufino (foto ao lado), a região Nordeste terá mais R$ 54 milhões no orçamento para o programa Água para Todos e o Piauí, por exemplo, receberá três perfuratrizes de poços para melhorar a oferta de água, principalmente, no semiárido.

“Estamos numa fase de levantamento para prepararmos um relatório no sentido de nos modernizarmos. O órgão existe desde 1909 e a estrutura está defasada, precisamos melhorar a estrutura e ter mais autonomia.”, comentou Zé Carvalho.

Hoje, o Dnocs atende a região Semiárida e passará a atua ainda no Norte de Minas Gerais e no Espirito Santo, a exemplo, da Sudene, e será expandido para outras regiões do país com problemas semelhantes. O órgão passará a atuar mais diretamente na manutenção e gestão hídrica das barragens, de forma a garantir o aproveitamento hídrico e o abastecimento d´água.

“Temos que fazer concurso para renovar o quadro, atualizar o quadro técnico e para isso, mantivemos contato com as bancadas federais e um projeto está em tramitação no Congresso Nacional. Já temos autorização da presidente Dilma para esta reestruturação e modernização do Dnocs.”, afirmou o coordenador regional.

O Dnocs passará ainda a atuar em parceria com os governos estaduais, a Codevasf e a Conab. Uma destas ações para melhorar a convivência com a seca é a produção de forrageiras para alimentar o gado na região afetada. Essa produção será feita em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural.

A reestruturação do DNOCS será debatida em audiência pública na Comissão de Trabalho e Serviço Público da Câmara Federal no dia 8 de maio. Depois de uma mobilização e conscientização da sociedade nos estados sobre a importância da reestruturação do DNOCS.

O DNOCS deve ainda ocupar os vazios hídricos com barragens e expandir os perímetros irrigados. Os perímetros irrigados devem ter um braço de capacitação. Existe uma carência grande de assistência técnica nos perímetros, que foram entregues às mãos dos agricultores, mas não vão bem. Muita gente concorda que para resolver o problema do Nordeste passa pelo DNOCS. Mas como não se faz ciência e tecnologia com salário mínimo, há necessidade de investimento em pessoal, assistência técnica, equipamentos e mais tecnologia. Para isso, o DNOCS tem realizado encontros com objetivo colher contribuições de servidores e dirigentes estaduais na proposta de reestruturação do órgão.
Fonte: Portal Az

Facebook