O governador Wilson Martins (PSB) se reuniu, na manhã e início da tarde de quarta-feira, com o coordenador do Mutirão Penitenciário realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Marcelo Menezes Loureiro, com juiz auxiliar do CNJ Luiz; com,ilizsar e o juiz das Execuções Penais, Luiz Vidal; Lisabeti Maria Marchelti, da Corregedoria-Geral de Justiça; com o corregedor-geral de Justiça, desembargador Antônio Francisco Paes Landim, com o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) no Piauí, William Guimarães, com os secretários estaduais Henrique Rebelo (Justiça e Direitos Humanos) e Robert Rios Magalhães (Segurança Pública); e com o comandante-geral da Polícia Militar (PM), coronel Gerardo Rebelo.
Na reunião, o governador Wilson Martins decidiu por convocar a para que os agentes penitenciários nacionais do Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça passem a trabalhar dentro dos presídios do Piauí e treine os agentes penitenciários piauienses e reestruturar as penitenciárias do Piauí. A intervenção do Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça foi sugerida ao governador Wilson Martins pelos juízes auxiliares do CNJ Luiz e Marcelo Menezes Loureiro.
Wilson Martins afirmou que na reunião foi discutido o sistema prisional e as 12 mortes que ocorreram recentemente. Martins falou que estão sendo convocados agentes penitenciários do Ministério da Justiça para vir ao Piauí e fazer um trabalho.
“Nós já temos um diagnóstico disso, estão sendo feitos os inquéritos, já temos ideia do que está acontecendo. Estão sendo convocados agentes penitenciários do Ministério da Justiça para vir ao Piauí e fazer um trabalho”, declarou Wilson Martins.
O governador Wilson Martins declarou que há uma briga de grupos dentro das penitenciárias fomentada pelo tráfico de drogas. “Isso está acontecendo em todo o Brasil e no Piauí não serie diferente. Nós estamos trabalhando com a inteligência tanto da Polícia Militar como, principalmente, com a Inteligência da Polícia Civil da Secretaria Estadual de Segurança Pública e com a participação da OAB do Piauí e, evidentemente com toda a área de segurança pública do Estado, no sentido de rapidamente dar um encaminhamento e uma solução para os últimos acontecimentos”, falou Martins.
O secretário estadual de Segurança Pública, Robert Rios Magalhães, afirmou que a reunião no Palácio do Karnak, foi com os juízes do CNJ e da Justiça do Piauí tratando dos presídios do Piauí.
Segundo ele, as decisões tomadas para enfrentar as mortes nas penitenciárias são a construção e reformas de presídios e a convocação de uma equipe do Ministério da Justiça para reestruturar os presídios do Piauí.
“Além da feitura dos inquéritos. As mortes são um fenômeno que se repete em todo o Brasil. Há uma briga pelo comando dos presídios e os crimes não são planejados do lado de fora dos presídios, mas dentro dos presídios. Esses grupos para se estabelecerem dentro dos presídios fazem essa luta.
Fonte: Meio Norte