Matéria / Politica

Vereadores debatem projetos na Câmara Municipal

31/05/2013 | Edivan Araújo
/

Na tarde desta quarta-feira (29) foi realizada na Câmara Municipal de Picos, mais uma Sessão Ordinária da 17ª Legislatura. Na ocasião foram debatidos e votados projetos e requerimentos que irão beneficiar a população picoense.

Estava presente na sessão o Presidente da CMP vereador Hugo Victor (PMDB) e os demais parlamentares Diógenes Medeiros (PPS), Edilson Carvalho (PTB), Evandro Reis (PTB), Fátima Sá (PSDB), Iata Rodrigues (PSB), José de Arimatéia “Maté” (PSL), José Luis (PSB), Renato (PSB), Rinaldinho (PSB), Valdívia Santos (PSB), Wellington Dantas (PT) e Simão Carvalho (PMDB). Justificaram a ausência os vereador Antônio Afonso (PP) e Toinho de Chicá (PMDB).

O primeiro orador da tarde foi o vereador Simão Carvalho e apresentou seus requerimentos, solicitando a perfuração de poços com rede de abastecimento d'água nas residências das localidades Carnaíbas II, Morro Redondo, Carnaibinha e próximo ao Colégio do Bocolô. “Estamos aqui reivindicando o mais necessário e importante para o ser humano que é a água, água é vida”, disse. Em outro requerimento Simão Carvalho solicitou da FUNASA a instalação de banheiros nas residências das localidades Bocolô, Ema, Morro Redondo, Oitis, Curralinho II e Junco dos Monteiros.

Em seguida a vereadora Fátima Sá solicitou do Departamento Municipal de Trânsito a sinalização da PI-375 que liga Picos a Santana do Piauí, no trecho da Av. Titico Barbosa que dá acesso ao Conj. Luiza Gomes de Medeiros. Fátima Sá pediu a Secretaria do Meio Ambiente à conclusão do trabalho de arborização do conjunto. No momento a parlamentar solicitou da Oi a instalação de orelhões no bairro Emaús.

Terceiro a subir na tribuna o vereador Evandro Reis solicitou da Prefeitura Municipal a ampliação da rede elétrica, passando de monofásica para trifásica. Como também a substituição dos postes de madeira por poste de cimento, do povoado Riacho Vermelho. “Essa solicitação se dá pelo fato daquela comunidade necessitar de uma energia de boa qualidade”, destacou.

Edilson Carvalho foi o quarto a falar. O vereador falou que foi entregue um carro e quatro motos para o Departamento Municipal de Trânsito. “Isso serve para que o município possa fiscalizar melhor o trânsito, hoje raramente se vê uma pessoa sem capacete, a fiscalização tem sido operante e tem valido a pena, segundo dados do SAMU o número de acidentes tem diminuído muito”, enfatizou.

Na sequência a vereadora Valdívia Santos solicitou da Prefeitura Municipal a Pavimentação da Rua Francisca Santos Martins, Localizada no Bairro Boa Sorte. Valdívia Santos agradeceu ao Prefeito Kléber Eulálio (PMDB), pelos requerimentos atendidos no Povoado Fátima do Piauí.

Sexto a falar Wellington Dantas apresentou requerimento, onde junto com Fátima Sá solicita da Prefeitura a reativação da Coordenadoria Especializada da Mulher de Picos. Wellington Dantas falou ainda sobre o trabalho que vem sendo realizado pelo atual Prefeito em prol das cadeias produtoras de caju e do mel.

O Presidente da casa vereador Hugo Victor, destacou o resgate das festas comemorativas na cidade de Picos, citou o carnaval que já foi realizado na nova gestão com sucesso e descreveu a programação do São João. Segundo o presidente, a festa dará oportunidade para todos os bairros mostrarem suas apresentações.

José de Arimatéia “Maté” foi o oitavo falar e solicitou do Prefeito Municipal, a complementação do calçamento da Rua Urbano Eulálio que fica localizada no bairro Junco. Maté disse que em um prazo de mais ou menos 30 dias será ativada a linha de ônibus na localidade Umarí. A rota irá passar pelo bairro Ipueiras, povoado Lagora Comprida até o Umarí.

Posteriormente o vereador José Luis agradeceu o Prefeito Municipal em atender seu requerimento, onde havia solicitado a recuperação do asfalto da avenida perimental no bairro Aerolândia.

Depois foi a vez do vereador Rinaldinho, o mesmo solicitou do Prefeito Municipal, que intervenha junto à construtora Múltipla para saber quando será o prazo de entrega da obra do saneamento básico no bairro Junco e qual o prazo dado pela Prefeitura para revitalização das ruas. Segundo o parlamentar a problemática está causando transtornos aos moradores.

O último orador da tarde foi o vereador Renato, discorreu sobre a reunião realizada para discutir os problemas da população ribeirinha. Segundo Renato foi um encontro positivo. Na reunião foi feito o acordo para abertura das comportas da Barragem de Bocaina e a liberação de 20 milhões de metros cúbicos de água. A decisão beneficiará os produtores que possuem projetos no município.


Fonte: Ascom

Facebook