Por Cinnara Sales / Portal AZ
Os candidatos Francisco Dogizete Pereira (DEM) e Maria Adelaide Moura de Carvalho (PRTB) vão disputar neste domingo (02) a preferência dos 11.498 eleitores do município de Simões. A eleição suplementar foi marcada após a Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anular o pleito e tirar o prefeito eleito Edilberto Abdias de Carvalho (PSB) do cargo.
Durante julgamento os magistrados afirmaram que então prefeito do município estava exercendo o cargo pela terceira vez consecutiva. Nas alegações feitas no processo, o gestor já havia assumido a prefeitura quando ainda era vice, no exercício de 2005 a 2008, substituindo por um mês o então prefeito, que se afastou por motivos de saúde.ÂÂ
Edilberto Abdias recorreu da decisão, mas seu mandato foi cassado e com seu afastamento, a justiça determinou que assumisse a prefeitura o presidente da Câmara dos vereadores, Pedro Custódio (PSB), que permanece no cargo até as eleições de domingo.
O afastamento de chefes do executivo eleitos aconteceu também em mais duas cidades do Piauí. Em Brasileira e em Batalha as duas candidatas eleitas tiveram seus registros de candidaturas cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Ambas recorreram das decisões, mas somente uma das candidatas conseguiu assumir o cargo.
O TSE determinou que Teresinha Lages (PSB), de Batalha, fosse empossada prefeita. Já em Brasileira, a Justiça determinou que fossem feitas novas eleições. Na eleição que aconteceu em 07 de outubro de 2012, Paula Miranda foi eleita com 2.913 votos, no município que possui quase 8 mil habitantes e 6.824 eleitores. Já a segunda colocada, Carmem Gean, obteve 2.245 votos.