Matéria / Politica

Audiência busca soluções contra aumento de abuso sexual a menores

05/06/2013 | Edivan Araújo
/

A Assembleia Legislativa realiza às 15h desta quarta-feira (05) uma audiência pública para buscar soluções contra o aumento dos casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes. A propositora, deputada estadual Rejane Dias (PT) (foto abaixo), argumenta que as vítimas são pessoas indefesas, que ficam traumatizadas pelo resto da vida, quando não são mortas por seus algozes.
O Piauí registrou mais de 460 casos em 2012. Em 2010 foram quase 200 registros. “O número vem crescendo assustadoramente e quase todos os dias a imprensa traz novos casos. Pensamos até que são os mesmos, reproduzidos em mais de um veículo de comunicação. Mas são ocorrências novas”, comentou Rejane Dias.

A promotora do Núcleo da Infância de Juventude do Piauí, Vera Lúcia, declarou que o grande número de casos está vinculado ao fim do medo de se denunciar. A população estaria mais esclarecida quando a este crime e possui mais canais para fazer a denúncia. Rejane defende ampliar as ações para promover as denúncias, mas também encontrar formas de evitar o crime.

“Sabemos que a repressão é difícil, pois a maioria dos casos acontece no ambiente familiar ou pessoas próximas. Mas poderíamos ampliar as campanhas para que as pessoas aprendam a detectar quando uma criança ou menor está sendo abusado e orientar como denunciar. Outra forma é pedir penas mais duras para quem comete este tipo de crime, como a impossibilidade de progressão de pena. Para discutir estas ações pedimos esta audiência”, finaliza.

Fonte: Ascom

Facebook