O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, vem ao Piauí, a convite do governador Wilson Martins, assinar o certificado que garante que o Estado está livre da febre aftosa. O convite foi feito pelo governador durante encontro em Brasília. O novo status dará maior competitividade à pecuária piauiense.Â
O ministro Antônio Andrade assegurou que o combate à febre aftosa é uma das prioridades da sua pasta “O Piauí é um exemplo para todo o país. Fico muito grato com o convite, tão logo chegue de viagem oficial à China irei assinar, com muito orgulho, essa certificação”, afirmou.
“O Piauí vem fazendo um esforço grande para se livrar dessa pecha horrorosa da febre aftosa desde 2005, quando criamos a Agência de Desenvolvimento Agropecuário do Piauí. Fizemos concurso, contratamos pessoal, criamos as carreiras de técnico em vigilância sanitária e fiscal agropecuário”, disse o governador Wilson Martins.
Nas últimas seis campanhas de vacinação contra aftosa o Piauí alcançou índice superior a 90% de cobertura vacinal. “Isso já se reflete economicamente. Um animal do Piauí que antes era comercializado a R$ 200, hoje é comercializado a R$ 600”, exemplificou Martins.
O Piauí também é referência em relação à legislação relacionada à vigilância e sanidade animal. Após a criação da Adapi, foram criadas as Leis de Vigilância Sanitária e Animal, de Vigilância Vegetal e de Uso de Agrotóxicos.
“Temos o reconhecimento do Ministério de que a Adapi é hoje uma das mais modernas agências do setor no país e que tem apresentado resultados acima das metas. O último pré-requisito para a certificação, que é a sorologia, foi cumprida e, decididamente, não existe mais aftosa no Piauí”, ressaltou o governador Wilson Martins após a audiência com o ministro.
A sorologia foi realizada por uma equipe de técnicos do MAPA, que confirmaram a inexistência da doença no Piauí. O teste atingiu uma amostra de mais de sete mil animais em 167 municípios.
Fonte: Cidade Verde