Matéria / Politica

Deputado propõe reserva de vagas de residência para médicos do interior

05/07/2013 | Edivan Araújo
/

Deputado estadual Flávio Nogueira Júnior (PDT) apresentou Projeto de Lei na Assembleia Legislativa que obriga as instituições que oferecem residência médica no Piauí a reservarem 10% das vagas aos médicos que atuam em municípios do interior há pelo menos quatro anos. 

De acordo com o parlamentar, o projeto se justifica pelo fato de que a grande necessidade a população dessas cidades é por médicos especialistas. “Não faltam médicos para o interior, o que falta é qualificação. Os médicos se formam e, por necessidade, vão para o interior. Lá são obrigados a serem até anestesistas e cirurgiões. Mas sem qualificação, acabam ficando defasados”, argumentou. 

Para o deputado, não há necessidade de o Governo Federal trazer médicos estrangeiros para atuarem no Brasil. Segundo ele, é preciso capacitar os profissionais de saúde formados e estimulá-los para que possam suprir a demanda do interior. O projeto prevê ainda que os médicos selecionados para a residência médica deverão trabalhar no interior do Estado por um período de pelo menos quatro anos, após a conclusão da residência médica. 

“O escopo primeiro deste Projeto é incentivar os médicos residentes e domiciliados no interior do estado a aperfeiçoar seus conhecimentos por meio de residência médica e para que os municípios do interior do Estado tenham cada vez mais médicos especializados e dispostos a trabalhar nos municípios e regiões distantes dos grandes centros urbanos”, explicou. 

O parlamentar ressaltou que, quanto mais capacitado e qualificado o profissional, melhor a qualidade do serviço oferecido à população. “Sem dúvida alguma que este Projeto representa uma maneira concreta de aperfeiçoar e melhor qualificar os profissionais que trabalham no interior e fixar o médico nesse programa de residência médica”, finalizou

Fonte: Portal O Dia

Facebook