Matéria / Politica

Dilma caiu 22 pontos; Silvio caiu 11; Wilsão e Firmino aprovados

05/07/2013 | Edivan Araújo
/

Confira o resumo da pesquisa BrVox realizada entre os dias 27 e 28 de junho que ouviu 700 eleitores em todos os bairros de Teresina e trouxe números reveladores sobre as gestões estadual e municipal e tratou das Eleições 2014.

O levantamento veio, mais uma vez de forma inovadora divulgado aqui no 180graus, com dados importantes com relação ao cenário político para a eleição de governador em 2014, além de uma avaliação sobre o governo de Wilson Martins (PSB), da presidente Dilma Rousseff (PT) e do prefeito de Teresina, Firmino Filho (PMDB) num momento pós protestos que têm marcado o País.

CONFIRA OS NÚMEROS DIVULGADOS:

1-PESQUISA BrVox TERESINA: Dilma Rousseff cai 22 pontos
A pesquisa mostra que a presidente Dilma Roussef (PT) segue em primeiro lugar com 45,43% das intenções de votos. Em seguida, a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, atualmente sem partido, enquanto o Rede Sustentabilidade não é criado, com 23,57%. O tucano Aécio Neves (PSDB) aparece em terceiro lugar com 8,29% dos votos. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), com 2,29%. Chama atenção o aumento no número de eleitores que declararam não saber em quem votar. Esse número subiu de 8% em abril para 20,43% em junho.

Em comparação com a última pesquisa realizada pelo BrVox, de abril, Dilma teve uma queda significativa de 22 pontos na intenção de votos dos teresinenses. Em abril, a presidente tinha 67% dos votos. Após a onda de manifestações, esse percentual caiu para 45,43% das intenções. O resultado negativo da presidente reflete a crise política vivida pela petista após os protestos que tomaram as ruas de todo o país nas últimas semanas.

infodilmm.jpg

2-Wilsão continua com aprovação, mesmo após protestos
Para a pergunta 'O senhor aprova ou desaprova a administração do governador Wilson Martins (PSB)?'. Mesmo após a onda de protestos, diferente da presidente Dilma Roussef (PT), Wilsão não sofreu tanta queda assim e continua com aprovação.

bvoxxx-300x250e.jpg

Em se comparando com os números da pesquisa BrVox de abril, ele sofreu uma queda de aprovação, mas manteve-se com 47,71% de respostas aprovando a sua administração. Outros 45,43% desaprovaram. Um total de 8,86% não sabe ou não opina, de acordo com a pesquisa de junho

3- Sílvio Mendes cai 11 pontos

Em comparação aos dados da última pesquisa realizada pelo instituto BrVox, feita no mês de abril, o ex-prefeito Sílvio Mendes apresentou uma queda de 11 pontos. Em abril, o tucano tinha 43,57% das intenções de voto dos teresinenses em relação aos 32% registrados no mês de junho. A significativa queda de Sílvio Mendes pode ter sido motivada pelo cenário político de indefinição que vive o tucano.

Na pesquisa estimulada, o senador Wellington Dias (PT) foi melhor avaliado ao receber 34,86% das intenções de votos. O senador Ciro Nogueira (PP) fica em terceiro lugar com 4,71%. Em seguida, o secretário estadual de Segurança de Pública, Robert Rios (sem partido), com 3,71%. O senador João Vicente aparece em quinto lugar com 2,86%. O vice-governador, Zé Filho (PMDB), considerado o principal adversário de Wellington Dias já que deve assumir o Governo, surge apenas em sexto lugar com 1,57% das intenções de votos. O deputado federal Marcelo Castro (PMDB), que nos últimos dias mostrou interesse em concorrer ao governo do estado, teve 1,29% dos votos. O secretário de Governo, Wilson Brandão (PSB), aparece em último lugars com 0,71%. Os votos nulos e branco representam 11,86% e os eleitores que não sabem ou não desejam opinar 6,43%.

infograffiicc-1.jpg

4-JVC e Ciro lideram rejeição; veja todos os números
Dando sequência com a divulgação da pesquisa BrVox, realizada em Teresina entre os dias 27 e 28 de junho, que ouviu 700 eleitores, agora o 180graus traz os números com a rejeição entre os pré-candidatos a governador do Piauí nas Eleições 2014.

Segundo o levantamento, o senador João Vicente Claudino (PTB) tem a maior rejeição, com 27,14%. O também senador Ciro Nogueira (PP) aparece como o segundo mais rejeitado, com 17,57%. Na ordem, o secretário estadual de Segurança Robert Rios (sem partido) é o terceiro mais rejeitado com13,43%, seguido de perto pelo senador Wellington Dias (PT) com 13,14%. O ex-prefeito Silvio Mendes (PSDB) é o menos rejeitado, com 7,86%. "Não sabe" ou "não opina" registram 7,86%.

corridarejeicc.jpg
5-Firmino melhora aprovação, mas 28% ainda o acham pior que Elmano

Pesquisa BrVox ouviu os eleitores da capital sobre a aprovação da gestão dos seis primeiros meses de administração do prefeito da capital, Firmino Filho (PSDB). De acordo com a pesquisa, aprovam o trabalho de Firmino o total de 54,71% dos eleitores de Teresina. Os que desaprovam a gestão do tucano são 38,86%. Os dados mostram que em relação a pesquisa realizada pelo BrVox no mês de abril, a avaliação de Firmino teve uma elevação de 2,71%. O total de eleitores que não souberam ou não quiseram opinar foi de 6,43%.

Apesar da melhora no índice de avaliação da gestão de Firmino Filho, 28% dos eleitores entrevistados ainda consideram a administração do tucano pior em relação ao trabalho realizado pelo ex-prefeito Elmano Ferrer (PTB). Dos entrevistados, 41,14 avaliam que a administração dos dois gestores é igual. Dos eleitores entrevistados, 24,43% consideram a gestão de Firmino Filho melhor que a de Elmano Ferrer. Números que representam uma queda de 2,28% em relação a pesquisa realizada em abril quando o prefeito chegou a ter 26,71% dos entrevistas considerando sua gestão melhor que a do petebista.

comparacaofirminelm.jpg
6-Hugo e Marllos são os que mais trabalham em favor do PI

Para a pergunta “Qual deputado federal mais tem trabalhado em favor do povo do Piauí?, os deputados Hugo Napoleão (PSD) e Marllos Sampaio (PMDB) obtiveram a preferência dos entrevistados.

Os dois aparecem praticamente empatados na pesquisa. Hugo aparece em primeiro lugar com 12,43%. Marllos Sampaio se confirma mais uma vez entre os deputados mais bem avaliados, desta vez em segundo lugar com 12%. Em seguida vem Júlio César (PSD) com 6,86%. Marcelo Castro (PMDB) com 6,29%. Assis Carvalho (PT) com 4,57%. Iracema Portela (PP) com 4,43%. O deputado Osmar Júnior (PCdoB) aparece com 3,71%, Jesus Rodrigues (PT) com 2,71% da aprovação, Paes Landim (PTB) com 2% e o polêmico Nazareno Fonteles (PT) em último lugar com 1,71%.

melhoresdepspeq1-300x250e.jpg
7-Themístocles e Rejane são os que mais trabalham pelo PI

Em relação a pergunta “Qual deputado estadual mais tem trabalhado em favor do Piauí?", como resposta, os entrevistados elegeram Themístocles Filho (PMDB) e Rejane Dias (PT) como os mais atuantes.

Themítocles Filho (PMDB) aparece em primeiro lugar para 7,71% dos eleitores. A deputada Rejane Dias (PT) vem em segundo lugar com 7,14%. Flora Isabel (PT), em terceiro lugar, tem 5,43% da preferência. Marden Meneses (PSDB) foi considerado o quarto que mais trabalha por 3,57% dos eleitores. Flávio Nogueira Júnior (PDT) aparece em quinto com 3,43%.

melhoresdepspeq2-300x250e.jpg
8-Lázaro do Piauí é apontado como o melhor secretário de Firmino Filho

Lázaro do Piauí surpreendeu ao vencer a mais recente pesquisa BrVox, realizada entre os dias 27 e 28 de junho, com 700 eleitores de Teresina, que responderam a pergunta “Qual o melhor secretário municipal da gestão do prefeito Firmino Filho?

De forma estimulada, 7,43% dos eleitores entrevistados escolheram Lázaro, que comanda a Fundação Municipal de Cultura, como o melhor secretário. O segundo lugar ficou com o secretário de Educação, Kleber Montezuma, com 3,43% de aprovação. Luis Lobão, que é vereador da capital, no comando da Fundação Municipal de Saúde, tem 3,14% das intenções. Na secretaria de Planejamento, Washington Bonfim, também aparece com 3,14%.

lazarobempeq-300x250e.jpg
9-Saúde é pior problema de Teresina; Segurança pública é segundo maior

Sobre a pergunta “Qual o principal problema da cidade de Teresina?”. O questionário foi aplicado entre os dias 27 e 28 de junho de 2013 com 700 entrevistados.

Dos entrevistados, 52,43% consideram a Saúde Pública como o maior problema enfrentado pela população de Teresina. Em segundo lugar aparece a segurança pública e o policiamento com 18,57%. O transporte coletivo aparece em terceiro lugar para 5% dos entrevistados. Geração de emprego foi lembrada por 4,71%. Em quinto lugar aparece o abastecimento de água com 3,14%. A Educação vem logo em seguida com 8,29%. Calçamento foi lembrado por 2,71%. Já a habitação aparece com 1,57%. Esporte e Cultura vem em último lugar com 1%.

casodasauddee.jpg
Publicado Por: Lídia Brito/180graus

Facebook