Matéria / Politica

Alepi aprova CPI da telefonia móvel

23/08/2013 | Edivan Araújo
/

A Assembleia Legislativa deve instalar nos próximos dias uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a situação da telefonia móvel no Piauí. O requerimento para criação da CPI foi apresentado pelo deputado Cícero Magalhães (PT) e aprovado pelos demais parlamentares. A comissão deverá identificar os principais problemas verificados pelos piauienses e buscar soluções através da apresentação de planos de investimento.
“O Brasil tem aproximadamente 55 mil antenas de telefonia, a mesma quantidade da Itália, que é do tamanho do estado do Maranhão. Queremos saber quais os planos para investimento no Piauí, onde a população sofre com queda de ligações e ausência de sinal em muitos municípios”, explicou o parlamentar.
Em seu requerimento, Cícero Magalhães (foto ao lado)  apresentou diversos dados sobre o serviço de telefonia móvel no Estado. Um deles é a chamada “interconexão”, tarifa cobrada para a realização de uma ligação para um número pertencente à outra operadora, que é a segunda mais cara do mundo, com o valor médio de R$ 0,42.
O documento também aponta que um dos principais motivos para as constantes interrupções de chamadas de celular, é que no Brasil a média de linhas telefônicas móveis por antena é de 7 mil, o que sobrecarrega as antenas. Enquanto isso, em países como a Espanha existe uma antena para cada 460 linhas.
A CPI será composta de sete membros e terá o prazo de 120 dias, a partir da instalação, para conclusão dos trabalhos.


Fonte: Jornal ODIA

Facebook