Matéria / Geral

Piauí terá leilão de termelétrica a biomassa para operar em 2018

23/08/2013 | Edivan Araújo
/

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) confirmou a habilitação técnica de 36 projetos de geração de energia no país e entre eles está ode construção de uma termelétrica a biomassa no Estado do Piauí. O empreendimento deverá ter capacidade de produzir 150 megawatts, o que corresponde a aproximadamente um quarto da energia que é consumida anualmente no Piauí. A expectativa é de que essa produção possa abastecer o mercado consumidor a partir do ano de 2018.

A produção de energia térmica a biomassa tem como fonte qualquer matéria orgânica que possa ser transformada em energia mecânica, como madeira, soja, arroz, cana de açúcar e até lixo. Uma das principais vantagens da biomassa é que,mesmo com menor eficiência reduzida, seu aproveitamento pode ser feito diretamente, através da combustão da matéria prima. Atualmente, o recurso de maior potencial para geração de energia elétrica no País é o bagaço de cana-de-açúcar.

De acordo com dados Agência Nacional de Energia Elétrica(Aneel), o Piauí tem potencial de geração de energia a partir da casca de arroz, castanha de cajue cana de açúcar.

O primeiro leilão de energia está marcado para o dia 29 de agosto e o segundo deve ocorrer no mês de dezembro. Ao todo, os projetos habilitados devem possuir capacidade de produção de 3.535 megawatts. Serão 16 termelétricas a biomassa, 3 termelétricas a carvão, 16 pequenas centrais hidroelétricas e um hidrelétrica. Treze estados tiveram projetos inscritos para o leilão e o Rio Grande do Sul é o que concentra a maior oferta de geração cadastrada para o leilão, com 1.250MW em projetos termelétricos movidos a carvão.


Fonte: Jornal O DIA

Facebook