Matéria / Cidades

Reunião no Fórum de Picos discuti destino de resíduos sólidos

29/08/2013 | Edivan Araújo
/

Aconteceu na tarde desta quarta-feira (28), uma reunião no fórum para se tomar uma atitude quanto ao aterro sanitário de picos localizado após o povoado Valparaízo.

Nesta reunião estavam presentes PE. Flávio Santiago representando os moradores da localidade Valparaízo, o Promotor do Ministério Público Marcelo Monteiro, Thiago Saunders representando a prefeitura, o Dr. Edvardo Rocha prefeito de Sussuapara, a Tereza Brito vereadora de Teresina e Presidente do PV do Piauí, o vereador Rinaldinho (PSB), a vereadora Fátima Sá (PSDB), a Professora Dr.ª Maria Alveni diretora da UFPI de Picos, o Ribamar Rocha Professor e Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela UFPI de Teresina, os moradores das localidades afetadas pelo aterro sanitário e outras autoridades competentes.

Segundo o PE. Flávio que encabeçou a manifestação realizada pela parte da manhã de ontem, o lixo que recolhido não está sendo tratado como deveria deixando assim a população das localidades próximas “em perigo”, logo em seguida na mesma reunião, foram ouvidos técnicos ambientais que informaram o mesmo só que desta vez apontando os pontos errados do novo aterro sanitário e dizendo que até a situação ser resolvida o lixo deveria ser levado de volta para o Bairro Altamira.

Ao haver esta colocação os moradores do Bairro Altamira que se faziam presentes através de um representante, informaram que não aceitariam isso, pois, tirou-se o lixo de lá porque não teriam mais condições de se ter aquele lixão como estava e depois que não se resolveria a situação aumentando mais ainda o impacto ambiental que ali já teria se alastrado comprometendo inclusive uma área protegida pela Legislação Ambiental que é o Vale da Águia Área de Proteção Permanente.

A Prefeitura

Segundo o Secretário de Governo Thiago Saunders que foi representando o prefeito de Picos Kleber Eulálio que estava em Teresina, o aterro sanitário que hoje se localiza na localidade Valparaízo está cumprindo dos os procedimentos necessários para continuar operando normalmente, que quando tomou posse o prefeito Kleber o problema já estava na mesa, resultado de uma administração de 40 anos atrás e que a decisão judicial obrigando o fechamento do lixão da Altamira foi imediata lembrando também que o local onde se encontram os resíduos sólidos tem um laudo técnico expedido pela SEMAR (Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí) avalizando o local e os métodos utilizados para o comportamento dos resíduos levados para lá.

Facebook