Matéria / Geral

62 prefeitos discutem suspensão do Luz para Todos no Piauí

02/09/2013 | Edivan Araújo
/

62 prefeitos do Sudoeste do Piauí se reúnem nesta segunda-feira (2), a partir das 9h30, no Plenário da Assembleia Legislativa, para debaterem sobre a paralisação do programa Luz para Todos em suas regiões. 

O encontro é uma proposição do deputado estadual Fernando Monteiro (PTB) em parceria com a deputada Flora Izabel (PT) e deve reunir além dos prefeitos, os representantes dos órgãos: Iphan, Eletrobras, APPM, Incra, Interpi, Fundação Cultural do Piauí, Secretária Estadual de Meio Ambiente, Ibama e outros.

Segundo deputado Fernando Monteiro, o programa que foi suspenso por determinação do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) com a justificativa de que as obras poderiam ocasionar danos aos sítios arqueológicos localizados nesses municípios, e está gerando descontentamento por partes da população que necessita do serviço, estando alguns povoados totalmente sem energia elétrica.

Em ofício enviado à Eletrobras, o Iphan teria informado também que as obras só serão retomadas quando a legislação que trata do Patrimônio Arqueológico Brasileiro for cumprida. 

Monteiro diz que a intenção é discutir com prefeitos das cidades prejudicadas pela paralisação do programa e representantes dos órgãos envolvidos soluções para a viabilização dessas obras. “Esse assunto é importante ser tratado o mais rápido possível, são mais de 500 mil habitantes prejudicados com essa suspensão”, afirmou o deputado.

Fonte: Cidade Verde

Facebook