Matéria / Geral

ONS confirma que apagão foi causado por queimada no Piauí

03/09/2013 | Edivan Araújo
/

O Operador Nacional do Sistema (ONS) confirmou que o apagão no Nordeste, ocorrido na semana passada, foi causado por uma queimada, segundo nota divulgada nesta segunda-feira (2).

O sistema de segurança isolou a área para evitar que o problema se espalhasse, mas acabou causando "desequilíbrio entre oferta e a demanda de energia na região Nordeste, levando esse sistema ao colapso", apontou nota do ONS.

"Chegou-se à conclusão de consenso que queimada foi a causa dos curtos-circuitos que resultaram nos desligamentos das duas linhas de transmissão de 500 kV entre as subestações Ribeiro Gonçalves e São João do Piauí", disse a nota.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou nesta segunda que encontrou mato alto na região da queimada, no Piauí, que teria levado ao apagão, e abriu um processo para apurar os erros que levaram ao apagão e, na sequência, determinar as punições.

A confirmação de que o apagão foi causado por queimada foi divulgada pelo ONS após reunião realizada com representantes do minsitério das minas e energia, Aneel, Empresa de Pesquisas Energéticas (EPE) e outros agentes envolvidos.

O detalhamento da análise e a indicação de possíveis medidas adicionais para melhorar a segurança da operação do sistema, será apresentado no relatório de análise de perturbação que está em elaboração e será publicado oportunamente, diz o ONS.

A recomposição do sistema começou logo após o apagão e duas horas após a ocorrência, "cerca de 50% da carga do Nordeste havia sido retomada", diz o ONS. "O processo de recomposição foi concluído em três horas e meia após o início da ocorrência".


Fonte: Com informações do G1

Facebook