Matéria / Geral

Bares boicotam wi-fi e celular para estimular cerveja entre amigos

07/09/2013 | Edivan Araújo
/

Copo que só para em pé se estiver apoiado no celular, roteadores com mensagem de incentivo à conversa olho no olho e até uma 'camisinha' para garrafa de cerveja com bloqueio de sinal 3G e wi-fi estão entre as criações.

O fácil acesso aos smartphones, os pacotes promocionais de internet pelo celular e a oferta de wi-fi em bares e restaurantes fazem com que, cada vez mais, as pessoas interajam pelo meio virtual, mesmo quando estão acompanhadas. Os aplicativos de compartilhamento de localização e fotos incentivam ainda mais o uso dos aparelhos em estabelecimentos. Mas, parece que esta tendência pode mudar, pelos menos, essa é a vontade de alguns bares, restaurantes e até de uma marca de cerveja que criaram campanhas contra a prática.
Com o slogan “no me venga com wi-fi”, o bar de tapas espanhol Venga, que tem duas unidades no Rio de Janeiro e uma em São Paulo, criou uma ação para incentivar a socialização e a conexão humana entre os amigos, ao invés de posts de fotos, check-in e comentários na web. Os roteadores do bar foram nomeados com a frase “Ah, larga o celular! Curta o momento. Uma dica do Venga”.

Já o bar paulistano Salve Jorge criou o “copo off-line”, que só fica em pé na mesa se estiver apoiado no celular. A proposta é resgatar as pessoas do mundo online para a mesa do bar e a conversa olho no olho. No estabelecimento, os copos para cerveja têm um recorte especial na base para o encaixe. 

No comercial criado pela marca de cerveja Polar, o uso do celular em uma roda de amigos no bar também recebeu críticas. O vídeo criado para a campanha mostra um rapaz satirizando como as pessoas dão mais importância ao meio virtual do que ao momento e companhias reais e mostra como solução uma “camisinha” para a garrafa de cerveja com anulador de sinais de 3G, GSM e Wi-fi. 

Terra

Facebook