O líder da bancada do Piauí no Congresso, deputado Jesus Rodrigues Alves (PT), comentou a confirmação de fraude ocorrida na votação dos vetos dos royalties do pré-sal. Segundo o deputado, o regimento da Casa manda que seja aberto um inquérito para apurar e, dependendo do resultado, a votação poderá ser anulada.
A Mesa Diretora da Câmara confirmou que a assinatura do deputado Jorge Oliveira, o Zoinho (PR-RJ), foi falsificada. No momento da votação, o deputado Jorge Oliveira estaria viajando. O próprio parlamentar apresentou o cartão de embarque. "Não vi nada suspeito", afirmou.
Jesus Rodrigues comentou que não percebeu nada de anormal no dia da votação, ocorrida em março. Anthony Garotinho (PR-RJ) declarou que sempre teve convicção de que houve fraude e até deputados de estados não produtores estavam reclamando da desorganização no plenário.
Agora, a Câmara deverá investigar. "O procedimento normal é que abra uma investigação para verificar a falsificação e, dependendo, se perceber que a alteração significa risco de que muitas outros tenham sido falsificadas, nós deveremos avaliar a possibilidade de anular a relação ou anular o resultado que foi anunciado", disse.
Leilane Nunes/Cidadeverde