Matéria / Politica

Heráclito afirma que só fica no DEM se tiver uma coligação proporcional

27/09/2013 | Edivan Araújo
/

O ex-senador Heráclito Fortes tem até a próxima quinta-feira (27/09), último prazo segundo a legislação eleitoral, para decidir se permanece no DEM ou se filia a outro partido. Heráclito deseja se candidatar a uma vaga na Câmara Federal em 2014, mas afirmar que só irá buscar essa vaga pelo Democrata, caso o partido realize coligações proporcionais.

Heráclito está preocupado com a possibilidade do estado perder 2 das dez vagas que possui na Câmara em Brasília, caso a decisão do TSE de reduzir o tamanho da bancada de alguns estados passe a valer efetivamente em 2014. “Não podemos comemorar a decisão do Senador porque aquela foi uma aprovação apenas na CCJ, com dois votos de diferença, ainda vai para o plenário e depois vai para a Câmara onde o bicho pega”, declarou.

Heráclito afirma que seria um risco muito grande concorrer a uma vaga sem que o DEM realize coligação proporcional. “Preciso de garantias para isso. Mas não tenho o direito de impedir que nosso presidente Mainha seja candidato ao Senado pelo Democrata. Ele acredita que será uma novidade. Respeito a decisão dele”, disse.

Sobre trocar o DEM pelo PSB, partido do governador Wilson Martins (PSB), Heráclito afirma que essa possibilidade ficou mais forte após Eduardo Campos romper com o governo de Dilma. “Tenho que manter minha coerência. Não posso é ir para um partido que vá apoiar a Dilma ou Wellington Dias em 2014”, declarou.

Por: Lídia Brito/180graus

Facebook