Matéria /

Fluminense e Botafogo empata, Líder Cruzeiro goleia e dispara na ponta

03/10/2013 | Edivan Araújo
/

Não deu nem para o embalado Fluminense, nem para a tentativa de reconstrução do Botafogo. Os sete jogos sem derrota agora viraram oito, o que deixa o time tricolor ainda na luta pelo G-4, mas poderia ser melhor. A sequência de três derrotas cessou, o que não quer dizer muita coisa para os alvinegros, pois o 1 a 1 na noite desta quarta-feira, no Maracanã, não ajuda na luta pelo título do Campeonato Brasileiro.

Agora com 43 pontos, o Botafogo continua em terceiro lugar, mas agora a dois pontos do vice-líder Grêmio e a 13 do Cruzeiro. O Fluminense continua embolado no meio da tabela e soma 34 - são sete de distância para o time que abre o G-4, o Atlético-PR, derrotado nesta quarta pelo Grêmio.

Fazia três anos que as equipes não se enfrentavam no Maracanã, desde o 3 a 2 alvinegro pela semifinal da Taça Rio de 2010. O início da partida até deu a impressão de outro placar movimentado. Com 14 minutos, Biro Biro, para o Flu, e Bolívar, para o Bota, já haviam marcado. Mas foi só isso. Algumas chances foram criadas, e o resultado ficou inalterado.

- Fomos bem superiores. Tomamos um gol sem querer, o Bolívar nem soube que fez o gol. Claro, não foi o ideal, mas fizemos um grande jogo, e é o que fica - afirmou Rafael Sobis, que comentou as suspensões de Edinho, Felipe e Gum contra o Inter, próximo adversário. - Em todo o campeonato tivemos problemas, talvez será o maior de todos. Mas é dar sequência, independentemente de quem for jogar.

O holandês Seedorf tentou reanimar o time na saída do gramado.

- O jogo começou muito mal, mas tivemos uma boa reação. No primeiro tempo comandamos o jogo, e no segundo foi mais equilibrado. É um classico, e mostramos que não estamos mortos. Vamos para frente nessa reta final. Não estamos olhando o Cruzeiro, estamos tentando somar o maior número de pontos possíveis. Temos que ser superiores a resultados. Tentamos ganhar, não deu, e vamos agradecer aos nossos torcedores. Mostramos que não estamos mortos.

O Botafogo terá no próximo sábado um confronto importante contra o vice-líder, o Grêmio. Os times se enfrentam às 18h30m (horário de Brasília), no Maracanã. O Fluminense viaja até o Rio Grande do Sul para pegar o Inter, no estádio Centenário, em Caxias do Sul, no domingo, às 16h.

CRUZEIRO X PORTUGUESA


Era o encontro dos dois times com melhor rendimento no returno do Brasileirão. Mas o Cruzeiro não tomou conhecimento do bom momento da Portuguesa, atropelou impiedosamente no primeiro tempo e mostrou por que é líder com 11 pontos de vantagem. Borges, duas vezes, Éverton Ribeiro e Willian marcaram os gols da goleada de 4 a 0 da Raposa, que manteve a escrita de ser imbatível no Mineirão - nove vitórias e um empate no Brasileirão - e segue voando baixo rumo ao título. Com a vitória sobre a Lusa, o Cruzeiro ainda chegou ao 11º jogo de invencibilidade: são dez vitórias e apenas um empate, diante do Corinthians, em São Paulo.

Borges foi o destaque do jogo. Desencantou. Artilheiro nato, já estava incomodado com os cinco jogos sem marcar. Pois marcou dois de uma vez, participou dos outros dois e ainda mandou uma na trave. A Lusa não foi nem de perto o time que goleou o Corinthians pelos mesmos 4 a 0 na última rodada. Mas também, nem teve chance, tamanha foi a força celeste.

Com a vitória o Cruzeiro chegou aos 56 pontos. Não aumentou a vantagem para o segundo colocado, porque o Grêmio também venceu na rodada. Mas vê o título cada vez mais perto, principalmente porque o futebol apresentado encanta. A Portuguesa dá uma pausa na reação, permanece com 31 pontos, na décima segunda colocação, mas vai cair na tabela ao final da rodada.

No fim de semana, o Cruzeiro pega o Náutico na próxima rodada. O jogo será no domingo, às 16h (de Brasília), na Arena Pernambuco, em Recife. Já a Portuguesa receberá o Santos, também no domingo, às 19h30m, no Canindé.

VITÓRIA X GOIÁS


O atacante William Henrique foi contratado pelo Vitória como uma aposta, teve poucas chances no início do ano e foi emprestado duas vezes. Retornou ao Rubro-Negro a pedido do téncico Ney Franco e virou o novo amuleto da equipe baiana. Decisivo na última rodada, o jogador voltou a fazer a diferença nesta quarta-feira e marcou o gol do triunfo do Leão sobre o Goiás, na Arena Fonte Nova, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Escudero abriu o placar no primeiro tempo. Pedro Henrique empatou minutos depois, mas deixou a partida logo em seguida, machucado.

- Já estava sentindo dores, aí firmei para chutar e peguei muito forte na bola. Não deu para continuar em campo. Ao menos consegui fazer o gol - contou o atleta ao sair do gramado.
Já William Henrique comemorou bastante a volta por cima. Após o apito final, o jogador foi até a arquibancada onde estava a torcida do Vitória para agradecer o apoio.

- Muito bom isso. Faz tempo que não sinto essa emoção. Bom demais. Só tenho que agradecer a todos - declarou.

Com o resultado, o Vitória se aproximou ainda mais do G-4 e manteve vivo o sonho da briga por uma vaga na Copa Libertadores da América. Invicto no segundo turno, o Rubro-Negro ocupa a 5ª colocação na tabela de classificação, com 37 pontos conquistados, quatro a menos que o Atlético-PR, primeiro time do G-4. Na próxima rodada, o Rubro-Negro encara o São Paulo, no Morumbi. A partida está marcada para sábado, às 21h (horário de Brasília).

O Goiás, por sua vez, amarga a segunda derrota seguida e estaciona nos 33 pontos. O Esmeraldino ocupa a 12ª posição e volta à campo no domingo, quando enfrenta o Criciúma, no Serra Dourada.

GRÊMIO X ATLÉTICO PARANAENSE


Grêmio e Atlético-PR inverteram papéis na noite desta quarta-feira na Arena. Se o Tricolor deixou o estilo defensivo de lado, o Furacão abriu mão da ambição ofensiva demostrada no Brasileirão. No primeiro tempo. O segundo foi de volta às origens. Melhor ao time local, que ganhou por 1 a 0, gol de Riveros, impediu o maior distanciamento do líder Cruzeiro, se firmou em segundo lugar e superou um rival direto por vaga à Libertadores. O confronto teve três expulsões, todas em uma eletrizante etapa final, que quase teve gol do meio-campo do lateral Pará.

São, agora, 45 pontos somados, os mesmos 11 atrás da Raposa de antes do começo da 25ª rodada. Porém, quatro a mais do que o rival desta noite, o último integrante do G-4 - e dois na comparação com o Botafogo, que empatou com o Fluminense. Sorte do time paranaense que não há risco de perder posição, afinal, há vantagem de seis em relação ao quinto Atlético-MG.

A próxima rodada reserva grandes jogos às duas equipes. O Grêmio enfrenta outro rival direto, o Botafogo, terceiro colocado, sábado, às 18h30m, no Maracanã. O Atlético-PR tem o clássico diante do Coritiba, domingo, 16h, no Durival de Brit


Fonte: Com informações do Globoesporte

Facebook