Matéria / Politica

PSB acerta cargos com PSDB na segunda e assumirá a SDR

13/10/2013 | Edivan Araújo
/

PSB e PSDB dão mais um passo para firmar aliança em 2014 no Piauí. Próxima semana, provavelmente na segunda (14), o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB) terá uma reunião com o presidente do diretório municipal do PSB, vereador Rodrigo Martins. No encontro será definido o espaço que a sigla ocupará na administração tucana.

Esse espaço começará pela Secretaria de Desenvolvimento Rural. Com a saída de Francisco Alberto Almeida, assumiu Paulo Lopes Veloso, funcionário de carreira do órgão. Francisco Alberto era indicação de Beto Rego (PSB), que abandonou a base do governo para apoiar a candidatura de Firmino na eleição passada. Paulo Lopes é da cota do PSDB e deve ser o nome de consenso entre os dois partidos para continuar na superintendência. 

Caberá ao PSB, então, indicar cargos comissionados para a pasta e a secretaria executiva do órgão. 

O vereador Rodrigo Martins confirma que a reunião com o prefeito ocorrerá na próxima semana, provavelmente já na segunda feira, mas ressalta que o PSB não pressiona Firmino. 

"Fomos convidados pelo prefeito para participar de forma direta da administração municipal contribuindo para melhorias na cidade. Este não é um momento para se discutir cargos. Estamos em um ano administrativo. Mas, acreditamos que podemos contribuir nesta gestão de forma mais efetiva", afirma.

O PSB é comandado no Piauí pelo governador Wilson Martins. Na eleição para o governo, em 2010, Martins concorreu com o tucano e ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes. A aproximação entre as duas agremiações começou no início do ano, quando Firmino assumiu o cargo. 

O PSDB tem Sílvio Mendes como pré-candidato ao governo em 2014. Já Wilson Martins deverá sair do governo para se candidatar ao Senado. 

O bloco tem ainda o PMDB, com o vice-governador Zé Filho também tentando firmar sua pré-candidatura ao governo.

Leilane Nunes/Cidadeverde

Facebook