Matéria / Geral

173 municípios do Piauí estão em áreas ameaçadas de desertificação

14/10/2013 | Edivan Araújo
/

A estiagem prolongada vem preocupando os agricultores e moradores do semiárido do Piauí. O baixo nível nos açudes e a fraca vazão dos poços artesianos podem deixar milhares de pessoas sem água. De acordo com professor Adeodato Salviano, a situação também está atrelada ao processo de desertificação no interior do estado.

Segundo o especialista, existem 173 municípios no estado em área ameaçada de desertificação. Ele explica que 150 estão na região do semiárido. De acordo com Adeodato Salviano, o maior problema está na má utilização do solo e do manejo da água.

“A desertificação é reflexo do manejo inadequado do solo. Já a falta de água se deve ao manejo errado da água. A quantidade de água decorrente das chuvas é suficiente para a demanda humana e animal para todo o ano se manejada de forma certa”, disse.

O professor explica que se for feita a reserva das chuvas, não faltará água durante a estiagem. “A questão é não deixar a água das chuvas escorrer. Assim, mesmo na época de estiagem haverá água suficiente”, declarou.

Para Adeodato Salviano o segredo para o combate da desertificação e falta de água, principalmente no semiárido, está no preparo dos pequenos e médios produtores.
 “O clima não mudou muito nos últimos anos. O problema está na verdade, na gestão dos recursos do Piauí e do Nordeste como um todo. Os produtores precisam ser conscientizados”, explicou.


Fonte: G1 Piauí

Facebook