Matéria / Geral

Agroindústria da cana-de-açúcar impulsiona empregos no Piauí

17/10/2013 | Edivan Araújo
/

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados divulgados pelo Ministério do Trabalho mostram que o Piauí está em 5º lugar entre os Estados de Nordeste que mais empregaram no mês de setembro. O ritmo de aumento no número de postos formais é considerado positivo, mas poderia ser melhor, caso o setor industrial fosse mais desenvolvido no Estado.

Prova disso é o número de empregos gerados no município de União. Devido à agroindústria da cana-de-açúcar, foram 1.454 novos empregos de carteira assinada no mês de setembro. O segundo município que mais gerou empregos foi Teresina, mas com números bem abaixo do que os registrados em União. No mês de setembro, a capital teve 266 novos empregos.
Para a superintendente do Ministério do Trabalho, Paula Mazulo, o Piauí está no caminho certo em relação aos índices de geração de emprego. Porém, se o Estado fosse mais industrializado, a situação seria melhor. “O resultado dos empregos em União mostram a diferença que a agroindústria traz para a empregabilidade. Necessitamos de mais investimentos no setor”, afirma a superintendente.

De janeiro a setembro, foram gerados 9.668 empregos no Piauí, o que representa um crescimento de 3,59%. Nos últimos 12 meses, o número de postos de trabalho com carteira assinada é de 8.594. Há 10 anos não há registro de índice negativo na geração de emprego.


Fonte: Portal O Dia

Facebook