Matéria / Geral

Governo manda instalar cisternas para garantir água no semiárido

07/11/2013 | Edivan Araújo
/

O Piauí está sendo beneficiado com a instalação de 4.206 cisternas de polietileno por meio do Programa Água Para Todos (APT) do Ministério da Integração Nacional. O objetivo é garantir armazenamento de água para consumo humano e produção de alimentos.

Estas cisternas captam a água da chuva e permitem o armazenamento de 16 mil litros, garantindo condições para uma família de quatro a cinco pessoas se manter por até nove meses de estiagem. Quando não há chuva, as cisternas são abastecidas por carros-pipas.
Sem água, as prefeituras de 210 municípios do Piauí decretaram estado de emergência. Os prefeitos alegam que enfrentam a pior seca dos últimos 50 anos. Boa parte das cidades é abastecida por carro-pipa que percorre 110 km. Foi feito um mapeamento para a instalação de 4.206 cisternas no intuito de atender a população nos municípios mais críticos.

O coordenador da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Márcio Leite, informou que já foram instalados 3.572 reservatórios, atendendo mais de 21 mil pessoas, principalmente nas áreas rurais.

Fonte: Portal Az

Facebook