O Partido dos Trabalhadores realiza no próximo domingo, 10 de novembro, a sua eleição interna para renovação dos diretórios. Em Picos dois candidatos disputam o comando da sigla. Pela situação o líder comunitário Francisco Zacarias Teixeira e pela chapa da oposição o engenheiro agrônomo José Antônio de Sousa Batista.
ÂÂ
Imagem:José Maria Barros/GP1José Antonio, candidato da oposição.
Duas urnas serão instaladas na sede do partido localizada na Rua São José, Centro. A votação começa às 8h da manhã e encerra às 16h. Em seguida a apuração dos votos e divulgação do resultado. Cerca de 500 filiados estão aptos a participar do processo eleitoral em Picos.Â
Imagem: José Maria Barros/GP1Zacarias Teixeira, candidato da situação.
Além da escolha do diretório municipal, os filiados também vão votar na eleição do diretório nacional, onde seis candidatos estão na disputa. E também para a executiva estadual, onde foi apresentado apenas o nome de Regina Sousa como consenso.
Apoios
Os dois lados estão confiantes na vitória do pleito em Picos. O candidato da oposição José Antonio conta com apoios importantes como do vice-prefeito e secretário municipal da Educação, padre José Walmir de Lima; do ex-vereador José Venâncio de Sousa Filho (Dudé) e da líder comunitária Maria José Alves do Nascimento, a Nega Mazé.
Já o candidato da situação Zacarias Teixeira tem apoiando a sua candidatura figuras expressivas do PT, como a atual presidente do diretório municipal de Picos, professora Oneide Rocha; vereador Wellington Dantas e a família Libório.
Propostas
Por decisão da executiva municipal não aconteceu debate entre os dois candidatos, mas eles apresentaram as principais propostas para os filiados do partido que vão votar no próximo domingo.
José Antonio anuncia que vai lutar pela construção da sede própria do partido e tentar melhorar a infraestrutura para as reuniões. Pretende ainda valorizar os movimentos sociais, chamar esses movimentos para discutir junto com o partido. “Hoje praticamente não existe nenhum filiado do PT que encampe os movimentos sociais e precisamos mudar essa realidade”, adverte.
Zacarias Teixeira disse que vai lutar pelo fortalecimento do partido atraindo novos filiados. Vai trabalhar junto ao PT Jovem, com o grupo de mulheres, GLBT, Associações de Moradores, Sindicatos, dentre outras ações.