Matéria / Politica

Zacarias Teixeira é novo presidente PT de Picos

11/11/2013 | Edivan Araújo
/

Por José Maria Barros

Candidato da situação o líder comunitário Francisco Zacarias Teixeira venceu ontem, 10, a eleição para o diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), em Picos. A vantagem em relação ao seu oponente, engenheiro agrônomo José Antonio Sousa Batista, da oposição, foi de 40 votos.
 
Cerca de 500 filiados estavam aptos a votar, sendo que 408 compareceram às urnas, algo em torno de 80%. Desse total, 219 votaram em Zacarias Teixeira e 179 no candidato José Antonio. Quatro eleitores anularam o voto e seis votaram em branco.
 
Prevista para iniciar às 8h da manhã a votação atrasou um pouco e por isso o pleito transcorreu até as 17h15. Durante todo o dia os filiados tiveram que enfrentar filas e pelo menos 32 eleitores votaram em separado após ganharem na justiça o direito de participar da eleição.
 
A apuração começou às 18h e foi acompanhada por dezenas de simpatizantes das duas chapas. O resultado somente saiu às 21h e foi bastante festejado pelos membros da chapa encabeçada por Zacarias Teixeira.
 
Apoiado pelos membros da corrente Articulação, dentre os quais a atual presidente do partido em Picos, professora Oneide Rocha e o vereador Wellington Dantas, Zacarias Teixeira adotou um discurso conciliador. Ele prometeu dar apoio aos diversos grupos existentes, como jovens, mulheres, negros e LGBT.
 
Candidato da oposição José Antonio não se abalou com o resultado da eleição e fez questão de agradecer aos 179 filiados que optaram pelo seu nome. Afirmou que continuará participando das discussões dentro do partido, adotando a mesma postura e defendendo as idéias que apresentou durante a campanha.
 
Racha
Apesar de nenhum dos dois lados admitir publicamente, o acirramento da campanha mostrou o racha existente dentro do Partido dos Trabalhadores em Picos. Hoje, existe uma ala liderada pela professora Oneide Rocha, mais ligada ao prefeito Kléber Eulálio e outra liderada pelo vice-prefeito e secretário da Educação, Padre José Walmir de Lima, mais independente da administração municipal.

Foto:José Maria Barros

Facebook