Matéria / Geral

Duas mil famílias serão beneficiadas pelo "Minha Casa Minha Vida" em Picos

14/11/2013 | Edivan Araújo
/

O déficit habitacional em Picos segundo o Plano de Habitação e Interesse Social (PLIS) gira em torno de seis mil habitantes. De acordo com o Instituto de Politicas Econômicas Aplicadas (Ipea) o déficit habitacional é evidenciado quando há pelo menos uma de quatro situações: domicílios precários (rústicos ou improvisados); situação de coabitação (famílias conviventes com intenção de se mudar ou residentes em cômodos); domicílios cujo valor do aluguel é superior a 30% da renda domiciliar total (excedente de aluguel); e domicílios alugados com mais de três habitantes utilizando o mesmo cômodo (adensamento excessivo).

No inicio deste ano foi inaugurado o conjunto habitacional Luiza Gomes de Medeiros, Bairro Morada Nova, com aproximadamente 500 residências que deram inicio aos investimentos do programa Minha Casa Minha Vida no município. O mesmo é um programa habitacional do Governo Federal que consiste no financiamento da habitação.

Para o ano de 2014, em Picos, estão sendo esperadas a construção de aproximadamente duas mil residências em três conjuntos habitacionais distintos. De acordo com o prefeito, Kleber Dantas Eulálio, a iniciativa é de extrema importância e apesar de não suprir o déficit no município dará um pontapé inicial bastante significativo.

“É importante lembrar que além desses investimentos existem 50 casas em construção em Fátima do Piauí, Morrinhos dentre outros povoados do município. A expectativa para o próximo ano é que a construção civil muitos novos empregos movimentando desta forma a economia do município como um todo.” Afirma o prefeito.

Segundo o gerente geral da CEF de Picos, Raul Gomes, a intensão do Governo Federal é zerar o déficit habitacional no país como um todo e enquanto houver projetos o programa minha Casa Minha Vida seguirá.

“O governo praticamente não está tendo limites para o programa e existem cidades menores que Picos que já tem muito mais unidades. Então após a conclusão destes o governo certamente tem recursos e continuaram a construção das residências.” Afirma Raul.

 

LOUSI MONTEIRO

A construção do Lousi Monteiro, o novo conjunto habitacional, que está sendo financiado pelo Banco do Brasil já teve inicio por volta de três meses. Localizado às margens da PI – 375, que liga Picos ao município de Santana do Piauí o conjunto deve beneficiar aproximadamente 500 famílias.

Segundo a presidente da FAMCC e coordenadora do setor de habitação do município, Carla Mônica, a construção deve durar por volta de um ano e meio e os cadastros serão realizados a partir do mês de janeiro de 2014.

APARTAMENTOS DUPLEX

O processo que destina a construção de 992 apartamentos duplex no Bairro Belo Norte já está na gerência geral da Caixa Econômica Federal (CEF) em Teresina, onde já passou pela análise negocial e agora está na analise de engenharia. O projeto de construção é uma parceria entre o banco e a Prefeitura Municipal de Picos.

Segundo o gerente geral da CEF de Picos, Raul Gomes, o contrato deve ser assinado ainda este ano. “Com o fechamento do contrato ainda em 2013 as obras devem iniciar no inicio do próximo ano. O terreno no Bairro Belo Norte já está reservado, mas só teremos maiores detalhes quando o contrato for firmado.”

MORADIAS FAMCC

A Federação de Moradores e Conselheiros Comunitários (FAMCC) de Picos também elaborou um projeto junto ao Minha Casa Minha Vida para a construção de 500 moradias no Bairro Ipueiras.

Segundo a presidente da FAMCC, Carla Mônica, o projeto para as moradias foi requisitado junto a Caixa Econômica Federal. “Já foi apresentado ao banco a demanda e o pagamento do terreno deve ser feito nos próximos quarenta dias onde começará a construção do conjunto.”

Ainda segundo Mônica, diferente dos outros conjuntos habitacionais os cadastros não serão realizados na Prefeitura Municipal de Picos e sim nas realizados nas associações de moradores dos bairros e na sede da FAMCC, visto que este é um investimento advindo da parceria entre a CEF e a FAMCC.

INICIO DOS CADASTROS

A procura para a efetuação dos cadastros será realizada a partir de janeiro, após a reativação do Conselho Municipal de Habitação e Interesse Social que irá definir junto aos bancos os critérios de seleção das pessoas que poderão receber as moradias. O inicio dos cadastros será divulgado nos meios de comunicação da cidade.


Fonte: Portal O Povo

Facebook