Matéria / Geral

No Fantástico: Tanques de gasolina são usados para levar água no Piauí

30/11/2013 | Edivan Araújo
/

O Fantástico deste domingo (30/11) vai trazer uma reportagem especial denunciando sobre a péssima qualidade da água que é distribuída para a população no Nordeste. No Piauí, água é vendida em galões onde é transportada também gasolina e nem mesmo quem distribui a água tem coragem de beber. 

Na reportagem especial da semana, o jornalista Maurício Ferraz mostra as diversas irregularidades de um esquema montado no programa de distribuição gratuita de água a cidades do Nordeste, em que motoristas estão usando caminhões de tanques que originalmente armazenavam combustíveis em postos de gasolina para levar água supostamente potável às vítimas da seca.

Além de colocar em risco a saúde da população da região, o esquema envolve desperdício de dinheiro público, uma vez que é financiada pelos governo Federal, Estadual e Municipal, e até suspeita de corrupção com a participação de militares.

Para fazer um teste mais completo da qualidade da água, uma equipe de técnicos de um laboratório de São Paulo vai ao local para coletar amostras dos tanques dos caminhões e mostrar o nível de contaminação do que está sendo distribuído aos moradores.

Fonte: Com informações da Globo.com

Facebook