POR JOSÉ MARIA BARROS
O presidente da Câmara Municipal de Picos Hugo Victor Saunders Martins (PMDB) e a vereadora Maria de Fátima Lacerda Sá Barros (PSDB), trocaram farpas durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Picos desta quinta-feira, 5 de dezembro.
Durante a discussão o clima ficou tenso e houve troca de ofensas e ataques pessoais de ambas as partes. A atitude dos dois parlamentares causou constrangimento aos colegas e às poucas pessoas que se encontram nas galerias da casa legislativa picoense.
O embate teve início quando a vereadora Valdívia Santos (PSB) e integrante da bancada governista estava na tribuna. Na oportunidade a colega Fátima Sá (PSDB) pediu um aparte e criticou a substituição de agricultores pobres cadastrados no Seguro-safra e que recebiam o benefício por outras pessoas.
A parlamentar da oposição questionou também a presença do vereador Simão Carvalho no conselho que participou do cadastro dos agricultores. Segundo ela o colega não tinha sido indicado pela Câmara, mas diretamente pelo presidente da Casa, que a excluía da escolha pelo fato de não participar da base do governo.
O presidente da Casa Hugo Victor respondeu que não indicava a vereadora Fátima Sá para nenhum conselho deliberativo ou comissão porque não a encontrava na Casa. A partir daí começou uma discussão calorosa entre os dois que descambou para ataques pessoais.
“Eu sempre venho na Câmara, o que acontece é que nossos horários são diferentes. Enquanto eu acordo seis horas da manhã para trabalhar o senhor só levanta depois do meio-dia”, ironizou Fátima Sá.
“Como é que vossa excelência sabe que eu só acordo ao meio-dia, você não é minha noiva, não dorme comigo”, contra-atacou Hugo Victor aumentando o constrangimento entre os colegas e o público que acompanhava a sessão ordinária.
Cerca de meia hora depois os ânimos voltaram a se exaltar. Foi quando a vereadora Fátima Sá pediu um aparte ao colega Renato Ibiapino PSB) para dizer que o vereador Hugo Victor havia faltado com o decoro. “O senhor não tem a sorte de dormir comigo, vivo muito bem com o meu marido, agora o senhor é arrogante, prepotente e faltou com o respeito”, atacou.
Hugo Victor retrucou reafirmando que a vereadora não dormia com ele para saber a hora que o mesmo acordava. Mais uma vez o clima esquentou no plenário até que Renato Ibiapino retomou a palavra e pediu calma aos dois colegas.
Fonte: GP1