Matéria / Geral

Mais de 370 mil eleitores já fizeram o recadastramento biométrico em todo Piauí

06/12/2013 | Edivan Araújo
/

Dados repassados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) ao GP1 revelam que 374.348 eleitores do Estado já fizeram o recadastramento biométrico, o que corresponde a 51,03% do eleitorado de onde o sistema é aplicado. 

Estão participando  do processo, os eleitores dos municípios de Teresina, Nazária, Ilha Grande, Parnaíba, Cajueiro da Praia, Luis Correia, Oeiras e José de Freitas. O sistema de biometria segue até 31 de março de 2014 e visa recadastrar 733.592 eleitores. 

O eleitor pode ser agendar dia e hora de atendimento pela internet através do site www.tre-pi.jus.br. É necessário levar original e cópia do título de eleitor, um documento de identidade com foto e comprovante de residência atualizado. 

O eleitor que não fizer o recadastramento terá o titulo cancelado, ficando impedido de receber remuneração, caso seja servidor, não poderá participar de concurso público, fazer matricula em instituições de ensino superior, tirar passaporte e tomar posse em cargo publico.

O sistema de biometria é obrigatório e identifica o eleitor através das impressões digitais, o que reduz consideravelmente o tempo de votação e impede que uma pessoa vote no lugar de outra. O recadastramento é regulamentado pela resolução de número 23.335 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e será realizada gradativamente em todo o Brasil.

Fonte: GP1

Facebook