A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Picos já contabilizou durante o ano 305 reclamações. As reivindicações estão em sua maioria relacionadas à empresas  de prestação de serviços, telefonia móvel e fixo, Eletrobras e empresas do comércio local. Os números superam os registrados durante o período de 2012, onde as reclamações registradas foram 214.
O Procon atua na defesa e garantia dos direitos dos consumidores em caráter protetivo. O consumidor realiza as reclamações sobre as demandas, ilicitudes, das relações de compra e venda onde o consumidor sofre algum tipo de lesão. Uma vez o acordo firmado entre a empresa e consumidor não seja respeitado, a mesma responderá judicialmente.
De acordo com informações do Procon de Picos, na grande maioria das audiências as empresas denunciadas comparecem. Empresas de telefonia móvel e fixo por exemplo, em 90% dos casos entram em acordo com os consumidores. Nos últimos meses do ano tem aumentado as reclamações relacionadas à sites de compras pela internet onde os acordos a serem firmados são mais delicados, pois algumas dessas empresas declaram falência e não ressarcem os consumidores do prejuízo.
Atualmente o Procon de Picos conta com quatro funcionários, a coordenadora da fundação, Luciana Rego, assessora jurídica, Maria Clara e mais dois auxiliares que diante da tamanha demanda ainda se tornam insuficientes.
Fonte: Riachaonet